Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Ucrânia denuncia 'erro' da Alemanha após retirada da bandeira ucraniana em Berlim

Temendo brigas a polícia anunciou que proibiria a exibição de bandeiras ou símbolos militares durante as comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial

Bandeira da UcrâniaBandeira da Ucrânia - Foto: Thomas Coex/AFP

A Ucrânia denunciou neste domingo(8) um "erro" da Alemanha depois que a polícia de Berlim ordenou a retirada de uma bandeira ucraniana em um protesto contra a invasão russa

"Berlim cometeu um erro ao banir os símbolos ucranianos", lamentou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, no Twitter. 

"É um ataque a todos aqueles que atualmente defendem a Europa e a Alemanha da agressão russa", acrescentou. 

"Para que uma comemoração pacífica e digna, nossos colegas garantiram que uma bandeira ucraniana de cerca de 25 metros de comprimento fosse enrolada", tuitou a polícia de Berlim. 

Temendo brigas, principalmente de ativistas pró-Rússia, a polícia anunciou na sexta-feira que proibiria a exibição de bandeiras ou símbolos militares em quinze lugares da capital alemã durante as comemorações do fim da Segunda Guerra Mundial, que continuarão na segunda-feira.

A decisão provocou protestos, especialmente na comunidade ucraniana, com o embaixador da Ucrânia na Alemanha, Andrij Melnyk, chamando-a de "escandalosa" e "um tapa na cara da Ucrânia".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter