Logo Folha de Pernambuco

Tratado Atlântico Norte

Ucrânia é membro "de fato" da Otan, diz seu ministro da Defesa

A adesão formal à Otan implicaria uma obrigação de assistência mútua, na qual membros da Aliança teriam de intervir militarmente contra a Rússia

Militares ucranianos consertam um tanque perto de Kreminna, região de Lugansk, em 12 de janeiro de 2023, em meio à invasão russa da UcrâniaMilitares ucranianos consertam um tanque perto de Kreminna, região de Lugansk, em 12 de janeiro de 2023, em meio à invasão russa da Ucrânia - Foto: Anatolii Stepanov / AFP

A Ucrânia se tornou um membro "de fato" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — disse o ministro ucraniano da Defesa, Oleksii Reznikov, à BBC, nesta sexta-feira (13).

"A Ucrânia e as Forças Armadas ucranianas tornaram-se membros da Otan. De fato, não de iure" (do latim "de jure", ou "de direito", em português), declarou ele, "porque temos o armamento e a compreensão de como usá-lo".

"Isso é verdade. É um fato", acrescentou, não vendo "nenhuma razão" para que essas palavras possam ser controversas.

"Tenho certeza de que, em um futuro próximo, nos tornaremos membros da Otan", continuou.

Reivindicada por Kiev, a adesão formal à Otan implicaria uma obrigação de assistência mútua, segundo a qual os outros membros da Aliança teriam de intervir militarmente para apoiar a Ucrânia contra a Rússia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter