Logo Folha de Pernambuco

mundo

Ucrânia: Ofensiva russa continua e tropas militares de Putin adentram a região de Kharkiv

Na tentativa de ataque, a Rússia explorou os atrasos na ajuda militar dos EUA para atingir a cidade

Ofensiva russa continua e tropas militares de Putin adentram a região de KharkivOfensiva russa continua e tropas militares de Putin adentram a região de Kharkiv - Foto: Aris Messinis / AFP

Sete pessoas ficaram feridas e um prédio de serviços municipais pegou fogo após avanço do Exército russo em Kharkiv, segundo maior cidade da Ucrânia, na quinta-feira, 29. O fato aconteceu por meio de uma série de ataques aéreos realizados pela Rússia. Na ação contra o território ucraniano, o governo de Vladimir Putin usou mísseis de cruzeiros, drones e mísseis balísticos. A informação foi dada pela Força Aérea da Ucrânia.

Durante a defensiva, drones marítimos ucranianos foram enviados e destruíram dois barcos de patrulha russos KS-701 no Mar Negro, próximo à península da Crimeia, anexada pela Rússia. Autoridades russas não comentaram o incidente.
 

O coronel-general do Exército da Ucrânia, Oleksandr Syrskyi, informou por meio do Facebook que o ataque aéreo transfronteiriço lançado pela Rússia está levando unidades do exército de Putin para a segunda maior cidade ucraniana, com o intuito de reforçar as forças nos dois principais pontos de conflitos, as cidades de Vovchansk e Lyptsi.

O avanço em Kharkiv, segundo a Ucrânia, se deu após um longo atraso na ajuda militar dos EUA e a produção militar insuficiente da Europa Ocidental atrasarem as entregas cruciais para o campo de batalha para o país de Volodymyr Zelensky. Na tentativa de ataque, a Rússia explorou os atrasos para atingir a cidade.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter