Ucrânia pede aos países ocidentais mais armas contra Rússia
O pedido foi feito pelo ministro ucraniano das Relações Exteriores nesta quinta (22), em uma carta ao secretário britânico
Antes de conversas com seu homólogo americano, Antony Blinken, o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, disse nesta quinta-feira (22) que os países ocidentais deveriam intensificar o envio de armas para seu país, para ajudá-lo a resistir contra a Rússia.
Leia também
• Parlamento russo aprova acordos de Putin com separatistas
• Rússia afirma que permanece disposta ao diálogo sobre a Ucrânia com EUA
• China se aproxima da Rússia, mas mantém cautela sobre crise ucraniana
"Esta manhã, enviei uma carta ao secretário britânico das Relações Exteriores, pedindo armas defensivas adicionais para a Ucrânia. Com a mesma pergunta, hoje vou me dirigir aos meus interlocutores nos EUA", afirmou.
"Nossas melhores garantias serão nossa diplomacia e armas. Vamos mobilizar o mundo inteiro para termos tudo de que precisamos para fortalecer nossas defesas", frisou.
Ele também pediu à União Europeia (UE) que garanta que a Ucrânia será integrada ao bloco, frente à ameaça da Rússia.
"Fiz um apelo à UE para que deixe de lado qualquer dúvida, reserva e ceticismo que exista nas capitais europeias e prometa à Ucrânia sua futura adesão", relatou Kuleba, em entrevista coletiva na embaixada ucraniana em Washington.