Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NA UCRÂNIA

Ucrânia pede mísseis ocidentais de longo alcance para ganhar guerra

Segundo Podoliak, esse tipo de míssil permitirá que o Exército ucraniano alcance os depósitos de armas russos

O negociador ucraniano Mikhailo PodolyakO negociador ucraniano Mikhailo Podolyak - Foto: Sergei Kholodilin / Belta / AFP

A Ucrânia poderá vencer a guerra este ano, se os países ocidentais multiplicarem as entregas de armas, especialmente mísseis de longo alcance — declarou o conselheiro da Presidência ucraniana, Mikhailo Podoliak, em entrevista à AFP, prometendo que esses sistemas não serão usados para atacar o território russo.

"Apenas mísseis com alcance superior a 100 km nos permitirão acelerar, de forma significativa, a desocupação dos territórios", disse ele, considerando que, com este material, o fim do conflito pode ser alcançado até o outono.

Segundo Podoliak, esse tipo de míssil permitirá que o Exército ucraniano alcance os depósitos de armas russos, os quais Moscou mantém longe das linhas de frente nos territórios ocupados. Com isso, explica, encontram-se fora do alcance dos sistemas atualmente disponíveis para as forças ucranianas.
 

Os ucranianos já utilizam os temidos sistemas americanos Himars (de 80 km de alcance) e acabam de receber seu equivalente francês, os lançadores de mísseis LRU, de 70 km de alcance. Reivindicam, porém, os mísseis americanos Atacms, que chegam a 300 km.

Podoliak afirma que, se Kiev obtiver essas armas, não será para atacar o território russo. "Não vamos atacar a Rússia. Travamos uma guerra exclusivamente defensiva", insistiu.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter