Logo Folha de Pernambuco

Crise Internacional

Ucrânia pediu ajuda financeira de emergência ao FMI

Instituição avalia opção de apoio financeiro adicional

Diretora-geral do FMI, Kristalina GeorgievaDiretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva - Foto: Jim Watson / AFP

A Ucrânia pediu ajuda financeira de emergência ao Fundo Monetário Internacional (FMI), revelou a diretora-geral da instituição, Kristalina Georgieva, em comunicado nesta sexta-feira (25), ao final de uma reunião com o conselho de administração.

"Estamos explorando todas as opções de apoio financeiro adicional", inclusive por meio do programa de ajuda de US$ 2,2 bilhões que deve ser implementado até junho, e "as autoridades também solicitaram financiamento de emergência do FMI", explicou Georgieva.

A diretora-geral do FMI enfatizou que o Fundo "tem vários instrumentos em sua caixa de ferramentas e, à medida que a situação na Ucrânia evoluir, continuaremos conversando com as autoridades sobre a melhor forma de ajudá-los".

Georgieva especificou que se reuniu nesta sexta-feira com o conselho de administração, "para informar os administradores de nossa avaliação inicial da situação atual" e "garantir a eles que nossa equipe continuará trabalhando em estreita colaboração com as autoridades para apoiar a Ucrânia de todas as maneiras possíveis."

Ela acrescentou que o FMI trabalha "com o Grupo do Banco Mundial e outros parceiros para coordenar o apoio e ajudar melhor a Ucrânia".

Georgieva já havia manifestado preocupação com a invasão da Ucrânia pela Rússia. É "muito preocupante", repetiu, alertando para as consequências econômicas no momento em que o mundo se recupera da crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter