Ucrânia pode vencer a guerra com o equipamento "certo", afirma secretário de Defesa americano
O governo dos Estados Unidos iniciou um processo para acelerar o envio de equipamentos militares à Ucrânia
A Ucrânia pode vencer a guerra contra a Rússia se tiver o equipamento certo, afirmou o diretor do Pentágono, Lloyd Austin, ao retornar de uma viagem a Kiev com o secretário de Estado americano Antony Blinken.
"O primeiro passo para vencer é acreditar que você pode vencer. E eles acreditam que podemos vencer", declarou Austin a um grupo de jornalistas ao falar sobre os ucranianos.
"Nós acreditamos que podemos vencer, que eles podem vencer se tiverem o equipamento certo, o apoio adequado", completou Austin depois da visita em que os dois funcionários de alto escalão de Washington se reuniram com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Leia também
• Secretários de Estado e Defesa dos EUA anunciam retorno da presença diplomática dos EUA à Ucrânia
• Ucrânia propõe a Rússia negociação por Azovstal em Mariupol
• Polônia forneceu armas à Ucrânia no valor de 1,6 bilhão de dólares
Blinken e Lloyd anunciaram o retorno progressivo da presença diplomática americana na Ucrânia e uma nova ajuda militar para Kiev, direta e indireta, de 700 milhões de dólares.
O governo dos Estados Unidos iniciou um processo para acelerar o envio de equipamentos militares à Ucrânia, com a entrega de armas pesadas, para que o país consiga resistir à ofensiva russa na região leste do país.
"Queremos ver a Rússia enfraquecida a ponto de não poder fazer o tipo de coisa que fez ao invadir a Ucrânia", disse Austin.
A Rússia "já perdeu muita capacidade militar. E muitas de suas tropas, francamente, e queremos que eles não tenham a capacidade de reconstituir rapidamente esta capacidade", acrescentou.