Logo Folha de Pernambuco
CONFLITO

Ucrânia: Trump critica Putin e ameaça punir quem comprar petróleo russo

O presidente dos EUA disse, durante programa, que poderia impor tarifas de 25% a 50% sobre as exportações do combustível russo a "qualquer momento"

Donald Trump, Volodymyr Zelensky e Vladimir PutinDonald Trump, Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin - Foto: AFP

O presidente estadunidense, Donald Trump, afirmou neste domingo (30) estar "irritado" e "furioso" com Vladimir Putin por sua abordagem em relação a um cessar-fogo na Ucrânia e ameaçou impor tarifas secundárias a quem comprar petróleo de Moscou se o líder russo não concordar com uma trégua dentro de um mês.

Os comentários, transmitidos durante o programa Meet the Press, da apresentadora Kristen Welker, refletiram uma conversa que ela disse ter tido horas antes com Trump, na qual ele sinalizou crescente impaciência com as negociações. O republicano disse a ela que poderia impor tarifas de 25% a 50% sobre as exportações de petróleo russo a "qualquer momento" e acrescentou que planejava falar com Putin esta semana.
 

"Se a Rússia e eu não conseguirmos fazer um acordo para parar o derramamento de sangue na Ucrânia, e se eu achar que foi culpa da Rússia - o que pode não ser - mas se eu achar que foi, vou impor tarifas secundárias sobre o petróleo, sobre todo o petróleo saindo da Rússia", disse Trump.

Segundo ele, quem comprar petróleo de Moscou não poderá fazer negócios com os EUA. O presidente estadunidense já se referiu anteriormente a sanções secundárias como impostos sobre importações de países que compram produtos de uma nação que ele tem visado em sua política externa. A Casa Branca não emitiu comentários.

Trump pressiona pelo fim da guerra de mais de três anos entre Rússia e Ucrânia, mas não conseguiu chegar a um cessar-fogo, apesar das negociações com ambos os lados.

Estagnado
Os comentários deste domingo contrastam com seu alinhamento com Putin, apesar do apoio oferecido pelos EUA à Ucrânia. Desde que assumiu o cargo, Trump recusou-se a reconhecer que foi a Rússia quem começou a guerra, chamou o presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, de ditador e o acusou de não querer a paz.

Putin rejeitou um plano dos EUA e da Ucrânia para um cessar-fogo de 30 dias e, na sexta-feira, sugeriu que Zelenski deveria renunciar como parte de um processo de paz.

A Ucrânia acusa a Rússia de atrasar as negociações, enquanto continua sua ofensiva militar. No fim de semana, houve novos ataques na cidade fronteiriça de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia

Veja também

Newsletter