Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

UE anuncia ajuda adicional de 25 milhões de euros para Gaza

Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza, onde quase 10.000 pessoas morreram

Menina observa enquanto fica perto dos escombros do lado de fora de um prédio que foi atingido pelo bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de GazaMenina observa enquanto fica perto dos escombros do lado de fora de um prédio que foi atingido pelo bombardeio israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza - Foto: Mohammed Abed/AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nessa segunda-feira (6) uma ajuda adicional de 25 milhões de euros (cerca de 27 milhões de dólares ou 132 milhões de reais na cotação atual) para a Faixa de Gaza.

"Com isso, a União Europeia atribuirá um total de 100 milhões de euros de ajuda humanitária para civis em Gaza", disse Von der Leyen a diplomatas europeus em Bruxelas.

Segundo ela, os fluxos de ajuda do Egito para Gaza "continuam muito pequenos" e disse que a UE trabalha no estabelecimento de outras rotas possíveis, incluindo entregas por via marítima a partir de Chipre.

Von der Leyen afirmou que é essencial que Israel "se esforce para evitar vítimas civis" na sua operação em Gaza. "O Hamas está claramente usando palestinos inocentes e reféns como escudos humanos, é horrível e é pura maldade", disse ela.

Nesta segunda-feira, Israel voltou a bombardear a Faixa de Gaza, onde quase 10.000 pessoas morreram desde o início do conflito, há um mês, segundo o Hamas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter