Logo Folha de Pernambuco

israel

UE aplica multa sobre laboratório de medicamentos genéricos Teva

A União Europeia afirmou que a fabricante israelense havia abusado de sua posição dominante

Logotipo da fabricante de medicamentos israelense Teva Pharmaceutical IndustriesLogotipo da fabricante de medicamentos israelense Teva Pharmaceutical Industries - Foto: Lionel Bonaventure / AFP

A União Europeia impôs uma multa de 462,6 milhões de euros (cerca de 2,8 bilhões de reais) à Teva, a maior fabricante de medicamentos genéricos do mundo, por "abusar de sua posição dominante" para impedir a concorrência ao seu produto para esclerose múltipla.

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, declarou que a Teva "estendeu artificialmente a proteção da patente" de seu medicamento Copaxone e "divulgou sistematicamente informações enganosas sobre um produto da concorrência".

A UE afirmou que a Teva havia abusado de sua posição dominante na Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Países Baixos, Polônia e Espanha.

"A decisão de hoje de aplicar uma multa antimonopólio à Teva (...) reafirma o compromisso da Comissão com a aplicação das regras de concorrência no setor farmacêutico", declarou a Comissária responsável para concorrência, Margrethe Vestager.

A multa "contribui para manter os medicamentos acessíveis, preservar a escolha do tratamento e fomentar a inovação, em benefício dos pacientes da UE e os sistemas nacionais de saúde", acrescentou.

A empresa sediada em Israel declarou que recorrerá da decisão.

"A Teva discorda das teorias jurídicas da Comissão que não estão legalmente comprovadas e não são apoiadas pelos fatos", afirmou a companhia em comunicado.

Em 2020, a Comissão já havia multado a empresa e a fabricante de medicamentos Cephalon, posteriormente comprada pela Teva, por conspirar para atrasar uma versão genérica mais barata de um medicamento para distúrbios do sono.

Veja também

Alemanha fecha consulados iranianos após execução de cidadão alemão de origem iraniana
Alemanha

Alemanha fecha consulados iranianos após execução de cidadão alemão de origem iraniana

ONG reporta 10 mortos em bombardeios israelenses contra região síria na fronteira com o Líbano
Bombardeios israelenses

ONG reporta 10 mortos em bombardeios israelenses contra região síria na fronteira com o Líbano

Newsletter