união europeia

UE assinou acordo para 665 mil doses de vacina contra a gripe aviária

Estas doses serão destinadas às "pessoas mais expostas" à possível transmissão da gripe aviária por aves ou animais

Bandeiras da União EuropeiaBandeiras da União Europeia - Foto: Unsplash

A UE anunciou, nesta terça-feira (11), que assinou um “contrato marco” que lhe permitirá adquirir cerca de 665 mil doses de uma vacina que previne a transmissão da gripe aviária aos humanos, depois de terem sido notificados casos nos Estados Unidos , México e Austrália.

Em comunicado, a Comissão Europeia (o braço Executivo da UE) disse que o contrato inclui uma opção para mais 40 milhões de doses adicionais.
 

Os contratos com o laboratório Seqirus foram assinados pela Autoridade de Resposta Sanitária de Emergência (HERA), entidade criada pela UE em 2021 para enfrentar de forma organizada a epidemia do coronavírus.

Quinze Estados-membros do Espaço Econômico Europeu (os 27 da UE mais Noruega, Islândia e Liechenstein) participam desta compra conjunta, informou a Comissão Europeia no seu comunicado.

Estas doses serão destinadas às "pessoas mais expostas" à possível transmissão da gripe aviária por aves ou animais, como trabalhadores avícolas e veterinários, especificando a Comissão.

A vacina do laboratório Seqirus é a única autorizada na UE contra a gripe causada em humanos pelas cepas H5 do vírus da gripe aviária.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter