UE aumenta ajuda para combater incêndios na Europa
Grécia, Turquia, Albânia e Macedônia do Norte enfrentam incêndios
A Comissão Europeia (CE) informou, nesta segunda-feira (9), que aumentou, nos últimos dias, o envio de aviões, helicópteros e bombeiros para a Grécia, assim como para Albânia, Macedônia do Norte e Turquia, para ajudar esses países a combaterem os incêndios de verão.
Até o momento, os países da UE mobilizaram 14 aviões e três helicópteros para extinção de incêndios, cerca de 1.300 bombeiros e 250 veículos para apoiar estes países, detalhou o Executivo da UE em um comunicado.
Para a Grécia, foram enviados nove aviões procedentes de França, Suécia, Croácia, Espanha e Chipre, além de quase mil bombeiros e 200 veículos.
No fim de semana, França, Alemanha, Polônia, Áustria e Eslováquia anunciaram que se prepararam para enviar equipes extras de bombeiros para a Grécia, onde vão-se unir aos socorristas já destacados por Chipre, República Checa, Romênia e a própria França, acrescentou a CE.
Leia também
• Nagasaki relembra de maneira sóbria 76 anos dos bombardeios atômicos
• França amplia exigência de certificado sanitário apesar de protestos
• Grécia enfrenta situação crítica pelos incêndios, ainda ativos na Turquia
Esta ajuda fornecida por vários Estados-Membros se dá no âmbito do mecanismo de Defesa Civil da UE. A Comissão cobre pelo menos 75% dos custos relacionados aos transportes.