UE convida chanceleres de Israel e da Autoridade Palestina a reunião de emergência
Chefes de autoridade se reúnem para reunião de emergência
O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, anunciou nesta terça-feira (10) que convidou os ministros das Relações Exteriores de Israel e da Autoridade Palestina para a reunião extraordinária de ministros do bloco convocada para hoje, em Omã.
Leia também
• Protestos em apoio a Israel e Palestina acabam em confronto nos EUA, Europa e Austrália; veja fotos
• Chanceler de Lula afirma que situação entre Israel e Palestina é insustentável
• UE convoca chanceleres a reunião de emergência por situação em Israel e Gaza
Na rede social X (antigo Twitter), Borrell anunciou que convidou o chefe da diplomacia israelense, Eli Cohen, a "se somar à reunião de Ministros das Relações Exteriores da UE que convoquei para esta tarde. Também convidei o ministro das Relações Exteriores [palestino, Riyad al] Maliki, para se dirigir à reunião e apresentar as opiniões da Autoridade Palestina".
Borrell está em Mascate, Omã, para uma reunião entre a UE e o Conselho de Cooperação do Golfo, mas convocou uma reunião de emergência dos chanceleres europeus para abordar a situação entre Israel e a Faixa de Gaza.
Desde sábado, quando combatentes do movimento islâmico palestino Hamas se infiltraram no território israelita, o número de vítimas de ambos os lados não para de subir. Mais de 900 pessoas morreram em Israel desde o início da ofensiva, e 2.616 ficaram feridas.
Em Bruxelas, a Comissão Europeia (o braço executivo da UE) anunciou na noite de segunda-feira uma revisão urgente de seus programas de assistência financeira aos palestinos. Segundo a Comissão, o objetivo da revisão é "garantir que nenhum financiamento da UE permita, indiretamente, a qualquer organização terrorista lançar ataques contra Israel".