UE cria site para informar refugiados ucranianos sobre seus direitos
O site permite aos ucranianos a viver na UE e ter acesso a alojamento, serviços de saúde e educação para as crianças em idade escolar.
A Comissão Europeia anunciou, nesta quarta-feira (9), o lançamento de um site para informar os refugiados em fuga da invasão russa da Ucrânia sobre seus direitos na União Europeia, incluindo o regime de proteção temporária.
O site está disponível em inglês e deve estar em ucraniano a partir desta quinta-feira, disse o porta-voz da Comissão, Eric Mamer, em entrevista coletiva, lembrando que mais de dois milhões de refugiados já fugiram da Ucrânia.
O regime de proteção temporária que os países da UE decidiram conceder-lhes, de forma inédita, tem um ano de duração, renovável consoante a situação até março de 2025.
Leia também
• Mais de 140 mil refugiados saíram da Ucrânia nas últimas 24 horas
• Novos esforços de retirada de civis de cidades destruídas da Ucrânia
• China envia ajuda humanitária para Ucrânia
O site permite aos ucranianos residir e trabalhar na UE e ter acesso a alojamento, serviços de saúde e educação para as crianças em idade escolar.
Também abrange cidadãos ucranianos e seus familiares deslocados pelo conflito, assim como as pessoas com "status" de refugiado na Ucrânia.