Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

UE e EUA concordam em prorrogar suspensão de tarifas sobre aço e alumínio

A rivalidade comercial começou com uma série de medidas adotada pelo então presidente Trump em 2018, que incluía pesadas taxas às exportações de aço e alumínio da UE

Bandeiras da União EuropeiaBandeiras da União Europeia - Foto: Unsplash

A União Europeia (UE) anunciou, nesta terça-feira (19), que junto com os Estados Unidos decidiu prorrogar até 31 de março de 2025 a suspensão de suas tarifas sobre produtos americanos, adotadas em meio a uma disputa que se arrasta desde o governo de Donald Trump.

A rivalidade comercial começou com uma série de medidas adotada pelo então presidente Trump em 2018, que incluía pesadas taxas às exportações de aço e alumínio da UE.

Em resposta, a UE adotou medidas equivalentes, mas em 2022 decidiu suspender a cobrança dessas taxas para permitir que as partes negociem uma solução para a disputa.

Nos Estados Unidos, o governo de Joe Biden também suspendeu temporariamente a cobrança de taxas sobre o aço e alumínio e passou a adotar um sistema baseado em volumes negociados.

Originalmente, a suspensão destas tarifas por parte da UE era válida até 31 de dezembro de 2023, mas a Comissão decidiu estender a medida até março de 2025.

"Esta extensão é o resultado de um acordo alcançado com Estados Unidos", indicou a Comissão em uma nota oficial.

A suspensão mútua de medidas restritivas "proporciona o tempo e espaço político necessário" para negociar uma saída definitiva da controvérsia, informou a Comissão.

A Comissão destacou que seguirá negociando com Estados Unidos para a eliminação total destes direitos tributários.

Veja também

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)
EDUCAÇÃO

Segundo e último dia de provas do SSA3 da UPE acontece neste domingo (24)

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter