Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

UE faz apelo a Israel por fim imediato da operação militar em Rafah

Borrell também pediu a Israel que evite exacerbar ainda mais a já grave situação humanitária em Gaza

Acampamento palestino em Rafah, na Faixa de GazaAcampamento palestino em Rafah, na Faixa de Gaza - Foto: Said Khatib/AFP

A União Europeia (UE) fez um apelo urgente nesta quarta-feira a Israel para que interrompa imediatamente as operações militares em Rafah, por considerar que as ações geram "mais deslocamentos internos, exposição à fome e sofrimento humano" na Faixa de Gaza.

"A União Europeia pede a Israel que cesse imediatamente sua operação militar em Rafah", afirma em um comunicado o chefe da diplomacia do bloco, Josep Borrell.

A nota acrescenta que a operação "está prejudicando ainda mais a distribuição de ajuda humanitária" no sul de Gaza.

"Se Israel continuar com a operação militar em Rafah, inevitavelmente vai provocar uma grande tensão na relação da UE com Israel", completa o comunicado.

Borrell também pediu a Israel que evite exacerbar ainda mais a já grave situação humanitária em Gaza e que o país reabra a passagem de fronteira de Rafah.

"Embora a UE reconheça o direito de defesa de Israel, deve fazê-lo de acordo com o Direito Humanitário Internacional e proporcionar segurança aos civis", afirmou.

Segundo Borrell, Israel "deve permitir e facilitar a passagem de ajuda humanitária para os civis" na região.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, está "horrorizado" com a atividade militar israelense em Rafah, afirmou seu porta-voz.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter