Logo Folha de Pernambuco

GUERRA

UE habilitará corredor aéreo humanitário com Gaza através do Egito

Segundo a presidente da Comissão Europeia, os dois primeiros voos partirão esta semana e levarão material humanitário a Gaza

Soldados israelenses patrulham uma fronteira com a Faixa de Gaza em 15 de outubro de 2023Soldados israelenses patrulham uma fronteira com a Faixa de Gaza em 15 de outubro de 2023 - Foto: Yuri Cortez/AFP

A União Europeia (UE) habilitará um corredor aéreo humanitário com a Faixa de Gaza através do Egito, anunciou, nesta segunda-feira (16), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

"Os palestinos em Gaza precisam de ajuda humanitária", afirmou. É por isso que "estamos lançando um corredor aéreo humanitário com Gaza através do Egito. Os dois primeiros voos partirão esta semana e levarão material humanitário a Gaza", disse Von der Leyen em Tirana, na Albânia, onde a UE realizava uma cúpula com os Bálcãs ocidentais.

Poucas horas antes, a OMS alertou que Gaza, sitiada desde o ataque sangrento do movimento islamita palestino Hamas contra Israel, enfrentaria uma "verdadeira catástrofe" dentro de 24 horas se a ajuda imediata não chegasse.

Desde 7 de outubro, um milhão de palestinos desesperados se deslocaram para o sul da Faixa de Gaza, um pequeno enclave controlado pelo Hamas e completamente isolado do mundo há dez dias.

"Não pode haver justificativa para o ato terrorista do Hamas", declarou von der Leyen, "para o massacre brutal de 1.400 pessoas em Israel. Diante deste horror, Israel tem o direito de se defender de acordo com o direito humanitário e internacional".

"E neste momento, os palestinos em Gaza precisam de ajuda humanitária. Eles não podem pagar o preço da barbárie do Hamas", acrescentou.

A ofensiva do Hamas em Israel deixou mais de 1.400 mortos, a maioria deles civis, segundo o Exército.

Os bombardeios de represália contra Gaza deixaram pelo menos 2.750 mortos, a maioria deles civis e entre eles centenas de crianças, segundo as autoridades locais.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter