Logo Folha de Pernambuco

União Europeia

UE inicia análise das candidaturas de adesão da Ucrânia, Geórgia e Moldávia

A Ucrânia, que enfrenta a invasão da Rússia, solicitou adesão imediata, por meio do que chamou de "procedimento especial"

União EuropeiaUnião Europeia - Foto: Jorge Guerrero / AFP

Os países da União Europeia (UE) concordaram nesta segunda-feira (7) em iniciar o longo processo de análise dos pedidos de adesão da Ucrânia, Geórgia e Moldávia, anunciou a presidência francesa do Conselho da UE.

Com este acordo, os países-membros vão agora convidar a Comissão Europeia a apresentar um parecer sobre cada uma das candidaturas apresentadas por estes três países, para decidir sobre a concessão do status de países candidatos. 

Dessa forma, a Comissão Europeia terá que se pronunciar sobre cada demanda separadamente, na primeira etapa de um longo e complexo processo que em seu capítulo final exige o voto unânime dos 27 Estados-membros do bloco.

A Ucrânia, que enfrenta a invasão da Rússia, solicitou adesão imediata, por meio do que chamou de "procedimento especial", embora tal mecanismo não esteja previsto nas regras da UE. 

Normalmente, o processo de adesão de um país à UE exige a negociação de um plano de reforma muito detalhado que costuma levar vários anos. 

Atualmente, Albânia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia e Turquia são formalmente reconhecidos como países candidatos. 

No caso da Turquia, as negociações se arrastam há mais de duas décadas, embora estejam praticamente paralisadas desde 2016.

O último país a aderir à UE foi a Croácia, em 2013, embora as negociações tenham começado oito anos antes, em 2005, e os últimos capítulos tenham sido fechados em 2011. 

A Comissão Europeia não tem um prazo definido para emitir um parecer. No caso da adesão da Romênia, concluída em 2007, decorreram dois anos entre o pedido de adesão e o parecer da Comissão.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter