Logo Folha de Pernambuco

diplomacia

UE investiga auxílio estatal da Polônia para construção de usina nuclear

A obra teria uma capacidade de produção de 3.750 MW, e o custo de sua construção foi estimado em cerca de 45 bilhões de euros

Bandeira da PolôniaBandeira da Polônia - Foto: Pexels

A Comissão Europeia – braço executivo da UE – anunciou nesta quarta-feira que vai investigar se os auxílios estatais para a construção da primeira central nuclear da Polônia são compatíveis com as regras de concorrência no mercado elétrico.

A Polônia, que gera grande parte de sua eletricidade em usinas de carvão, decidiu construir sua primeira central nuclear em Lubiatowo-Kopalino, no norte, com o objetivo de colocá-la em operação no segundo semestre de 2030.

A obra teria uma capacidade de produção de 3.750 MW, e o custo de sua construção foi estimado em cerca de 45 bilhões de euros (289 bilhões de reais).

Em nota, a Comissão observou que esta central “reforçaria a segurança do fornecimento de eletricidade à Polônia e aos países vizinhos, contribuiria para a descarbonização do setor energético e diversificação do mix energético energético”.

No entanto, propõe-se a "verificar se o apoio público cumpre as regras [da UE] em matéria de ajudas estatais cujo objetivo é preservar a concorrência no mercado interno", disse Teresa Ribera, vice-presidente da Comissão, responsável pela transição verde .

O país havia previsto auxiliar a estatal Polskie Elektrownie Jadrowe (PEJ) com a injeção de 14 bilhões de euros (quase 92 bilhões de reais), garantias públicas para dívidas e contratos de longo prazo.

Após uma avaliação preliminar, a Comissão concluiu que o pacote de ajudas "é necessário e tem um efeito de incentivo", mas que há "dúvidas sobre a compatibilidade da medida e das regras da União Europeia".

Veja também

Alemanha aprova plano de  20 bilhões para modernizar exército
parlamento

Alemanha aprova plano de 20 bilhões para modernizar exército

Avião particular atinge casa durante pouso descontrolado na Argentina e deixa dois mortos
AMÉRICA DO SUL

Avião particular atinge casa durante pouso descontrolado na Argentina e deixa dois mortos

Newsletter