Logo Folha de Pernambuco

comércio

UE "muito perto de fechar" acordo com o Mercosul, segundo Pedro Sánchez

Na semana passada, Macron disse que acordo entre a UE e o Mercosul "não é aceitável" na sua forma atual

O presidente do Governo espanhol Pedro SanchezO presidente do Governo espanhol Pedro Sanchez - Foto: Javier Soriano / AFP

A União Europeia está "muito perto de fechar" um acordo de livre comércio com o Mercosul, afirmou nesta quarta-feira (23) o presidente do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, apesar de a França continuar considerando-o inaceitável.

"Estamos muito perto de fechar esse acordo", declarou o líder socialista, firme defensor deste polêmico acordo comercial, durante um fórum econômico na cidade portuguesa de Faro.

"Temos dois eventos-chave: (...) a cúpula do G20 em novembro, no Rio de Janeiro, e também a cúpula do Mercosul, em dezembro deste ano. Portanto, vamos trabalhar para materializar" o acordo, sublinhou.

Estes comentários surgem no momento em que as negociações entre UE e os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia), estagnadas há anos, foram retomadas nos últimos meses sob a liderança de alguns países europeus, como a Alemanha.

Os avanços suscitam preocupação entre os agricultores, especialmente na França, onde os sindicatos agrícolas lançaram uma convocação a manifestações a partir de meados de novembro, menos de um ano após protestos massivos do setor.

O acordo entre a UE e o Mercosul "não é aceitável" na sua forma atual, disse o presidente francês, Emmanuel Macron, na semana passada em Bruxelas.

Macron acredita que este acordo pode contrariar os acordos climáticos de Paris e prejudicar os interesses europeus, uma opinião não compartilhada por outros países da região, que esperam ver um aumento nas suas exportações para a América do Sul.

Veja também

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder
eleição

Uruguai vota em segundo turno que pode levar à esquerda de volta ao poder

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível
Guerra no oriente médio

Todos os hospitais de Gaza irão reduzir ou cessar atividades por falta de combustível

Newsletter