UE pede que países melhorem sustentabilidade fiscal e monitorem riscos à estabilidade
No documento, são propostas recomendações sobre a política econômica da zona do euro para 2025
A Comissão Europeia pediu para que os países-membros melhorem a sustentabilidade fiscal e monitorem os riscos à estabilidade macrofinanceira, ao revelar o Pacote de Outono do Semestre Europeu, publicado nesta quarta-feira, 18.
No documento, são propostas recomendações sobre a política econômica da zona do euro para 2025, como um aconselhamento político.
Leia também
• Suprema Corte dos EUA aceita examinar lei que obriga venda do TikTok
• EUA reporta primeiro caso grave de gripe aviária em humanos
• UE investiga auxílio estatal da Polônia para construção de usina nuclear
A Comissão sugere fortalecer a inovação, incluindo tecnologias críticas, melhorar o ambiente de negócios, reforçando o acesso ao financiamento, apoiar o investimento público e privado em áreas de prioridades comuns - como as transições verde e digital e a construção de capacidades de defesa -, e promover a qualificação e a requalificação da força de trabalho.
"A recomendação da zona do euro deste ano apela aos Estados-membros para agirem individualmente e coletivamente dentro do Eurogrupo para melhorar a competitividade, promover a resiliência econômica e continuar a garantir a estabilidade macroeconômica e financeira", explica o relatório europeu.