Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NA UCRÂNIA

UE quer ajudar a reunir provas de crimes de guerra na Ucrânia

União Europeia quer enviar investigadores para ajudar a coletar evidências sobre supostos crimes de guerra

Soldado ucraniano em cima de tanque russo em KievSoldado ucraniano em cima de tanque russo em Kiev - Foto: Ronaldo Schemidt / AFP

A União Europeia (UE) está pronta para enviar equipes de investigadores à Ucrânia para ajudar a coletar evidências sobre supostos crimes de guerra cometidos pelas forças russas na região de Kiev, anunciou a presidente da Comissão Europeia.

"Os autores de crimes atrozes não devem ficar impunes. A UE criou uma equipe de investigação conjunta com a Ucrânia para coletar provas e investigar os crimes de guerra e crimes contra a humanidade", declarou Ursula von der Leyen após uma reunião com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

"A UE está disposta a reforçar o esforço enviando equipes de investigação para apoiar a Procuradoria ucraniana. A Eurojust (agência de cooperação judicial da UE) e a Europol (agência de polícia criminal da UE) estão dispostas a ajudar", afirmou em um comunicado. 

O Tribunal Penal Internacional (TPI) investiga desde 3 de março as denúncias de crimes de guerra na Ucrânia. O TPI, com sede em Haia, foi criado em 2022 para julgar pessoas por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter