Logo Folha de Pernambuco

COP28

UE quer que COP28 "marque início do fim dos combustíveis fósseis"

Embora a posição da UE sobre o assunto já seja conhecida, a intervenção do comissário ocorre em um momento crucial

Os participantes passam pelas bandeiras dos países participantes nas negociações climáticas das Nações Unidas COP28 em DubaiOs participantes passam pelas bandeiras dos países participantes nas negociações climáticas das Nações Unidas COP28 em Dubai - Foto: Karim Sahib/AFP

O comissário europeu de Ação Climática, Wopke Hoekstra, declarou nesta quarta-feira (6) em Dubai que a União Europeia (UE) quer que a COP28 acelere a redução das emissões de gases de efeito estufa ainda "esta década".

"Quero que esta COP marque o início do fim dos combustíveis fósseis. Devemos nos livrar dos combustíveis fósseis", afirmou Hoekstra, que acaba de chegar no país árabe para a última semana de negociações.

Embora a posição da UE sobre o assunto já seja conhecida, a intervenção do comissário ocorre em um momento crucial da 28ª conferência das Nações Unidos sobre a mudança climática. Em cinco dias de discussões, os negociadores das delegações ainda não avançaram em um compromisso conjunto.

O comissário europeu ressaltou um dos objetivos dos 27 países-membros da UE: registrar no texto jurídico negociado na COP28 que as emissões de gases de efeito estufa devem começar a ser reduzidas antes de 2030.

"Não temos escolha senão seguir o que os cientistas nos dizem", disse ele. "Dizem-nos que devemos acelerar a redução das emissões e devemos fazê-lo nesta década", completou.

Veja também

Newsletter