UE quer que COP28 "marque início do fim dos combustíveis fósseis"
Embora a posição da UE sobre o assunto já seja conhecida, a intervenção do comissário ocorre em um momento crucial
O comissário europeu de Ação Climática, Wopke Hoekstra, declarou nesta quarta-feira (6) em Dubai que a União Europeia (UE) quer que a COP28 acelere a redução das emissões de gases de efeito estufa ainda "esta década".
"Quero que esta COP marque o início do fim dos combustíveis fósseis. Devemos nos livrar dos combustíveis fósseis", afirmou Hoekstra, que acaba de chegar no país árabe para a última semana de negociações.
Embora a posição da UE sobre o assunto já seja conhecida, a intervenção do comissário ocorre em um momento crucial da 28ª conferência das Nações Unidos sobre a mudança climática. Em cinco dias de discussões, os negociadores das delegações ainda não avançaram em um compromisso conjunto.
Leia também
• Diretor da ONU Clima critica postura dos países na COP28
• COP28: Espanha adere à aliança para abandonar investimentos em fósseis
• COP28 inicia grande negociação sobre como e quando acabar com a dependência dos combustíveis fósseis
O comissário europeu ressaltou um dos objetivos dos 27 países-membros da UE: registrar no texto jurídico negociado na COP28 que as emissões de gases de efeito estufa devem começar a ser reduzidas antes de 2030.
"Não temos escolha senão seguir o que os cientistas nos dizem", disse ele. "Dizem-nos que devemos acelerar a redução das emissões e devemos fazê-lo nesta década", completou.