Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

UE triplicará ajuda humanitária a Gaza, até 75 milhões de euros

75 milhões de euros serão destinados para ajuda comunitária

Sobreviventes dos ataques na Faixa de GazaSobreviventes dos ataques na Faixa de Gaza - Foto: Mahmud HAMS/AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou neste sábado (14) que triplicará, chegando a 75 milhões de euros, a ajuda humanitária da UE à população da Faixa de Gaza, onde Israel lança intensos bombardeios em resposta ao ataque do Hamas.

"A Comissão aumentará imediatamente em 50 milhões de euros a dotação atual de ajuda humanitária prevista para Gaza. Isto elevará o total para mais de 75 milhões de euros [cerca de R$ 400 milhões de reais]", afirmou Von der Leyen, após falar com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

"Continuaremos a cooperar estreitamente com as Nações Unidas e suas agências para garantir que essa ajuda chegue àqueles que dela necessitam na Faixa de Gaza", disse ela, em um comunicado divulgado depois de sua visita a Israel.

"A Comissão apoia o direito de Israel de se defender contra os terroristas do Hamas, respeitando plenamente o direito internacional humanitário. Estamos trabalhando arduamente para garantir que os civis inocentes em Gaza recebam apoio nesse contexto", acrescentou.

O comissário europeu para a Gestão de Crises, o esloveno Janez Lenarcic, ressaltou, por sua vez, que "é essencial garantir acesso seguro e sem restrições à ajuda humanitária".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter