UFPE abre pré-inscrição para vestibular com foco em pessoas indígenas; veja como participar
Prazo vai até o dia 31 de agosto
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu o período de pré-inscrição do Vestibular Indígena 2023 para o curso de graduação de Licenciatura Intercultural Indígena do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).
A modalidade será presencial, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE, em Caruaru, e os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio para poderem se inscrever. O curso vai ter três áreas - Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humandas -, e, no momento da matrícula, a pessoa escolhe o que deseja estudar.
Para realizar a pré-inscrição, que mostra o interesse inicial em participar do processo, será preciso preencher um formulário, até o dia 31 de agosto. Nele, deverão ser informados dados pessoais, como CPF, email e nome completo.
O preenchimento do formulário é obrigatório para quem desejar realizar a inscrição, que acontecerá posteriormente, entre os dias 5 e 11 de setembro, na plataforma STI Docs, disponibilizada pela instituiçõa. Nesta etapa, deverão ser enviados os documentos comprobatórios, além de uma Carta de Intenção e Histórico Escolar, listados e detalhados no edital, que serão analisados pela banca.
Leia também
• PM grava vídeo denunciando ex-marido por violência doméstica: "Estou temendo pela minha vida"
• Prefeitura do Recife inaugura mutirão de consultas, exames e cirurgia, no Hospital Português
• Meia Maratona Eu Amo Recife chega à 10ª edição; confira data
Estão sendo oferecidas 40 vagas, distribuídas entre três categorias, selecionadas no processo de incrição. Serão 15 para Lingaguens, 15 para Ciências da Natureza e 10 para Ciências Humanas. Além disso, quatro vagas são reservadas para pessoas com deficiência e que tenham cursado todo o ensino médio, exclusivamente, em escolas públicas.
O processo seletivo é destinado preferencialmente a professores indígenas que possuam experiência em sala de aula ou na gestão de escolas indígenas que pertencem etnicamente a qualquer um dos povos originários de Pernambuco. Assim, as vagas também seguirão a distribuição listada abaixo.
- Pankaiwká, duas vagas;
- Pankará Serrote dos Campos, duas vagas;
- Truká Orocó, duas vagas;
- Tuxá de Inajá, duas vagas;
- Xukuru de Cimbres, duas vagas;
- Atikum, três vagas;
- Fulni-ô, três vagas;
- Kambiwá, três vagas;
- Kapinawá, três vagas;
- Pankará Carnaubeira da Penha, três vagas;
- Pankararu Entre Serras, três vagas;
- Pankararu, três vagas;
- Pipipã, três vagas;
- Truká Cabrobó, três vagas;
- Xukuru do Ororubá, três vagas.
Os 40 aprovados começarão seus estudos no segundo semestre de 2023, que inicia em 23 de outubro.