Logo Folha de Pernambuco

sociedade

UFPE abre inscrições para fórum sobre aspectos sociais e urbanos da Região Metropolitana do Recife

Evento acontece na próxima segunda-feira (30), das 9h às 13h, no Auditório Evaldo Coutinho, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC)

Evento acontece na próxima segunda-feira (30), no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPEEvento acontece na próxima segunda-feira (30), no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE - Foto: Fabson Gabriel / Ascom UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrições para o Fórum Recife do Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um outro futuro é possível. O evento acontece na próxima segunda-feira (30), das 9h às 13h, no Auditório Evaldo Coutinho, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC), e discute aspectos sociais e urbanos da Região Metropolitana do Recife.

O Fórum Recife tem como público-alvo estudantes e docentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Letras, Direitos Humanos, Direito, Ciências Políticas e Ciências Sociais. A organização também espera a presença do público em geral, como integrantes de movimentos sociais, ONGs, poder público e candidatos às eleições municipais. Os interessados devem se inscrever a partir do site do fórum.

O objetivo é discutir diferentes aspectos sociais e urbanos relacionados à capital pernambucana e ao Grande Recife. O evento conta com uma programação formada por atividades como sessões temáticas em assuntos como transição ecológica e saneamento; governança e participação; e moradia; além de debate.

Ao final do fórum, também está marcado o lançamento do Caderno de Propostas do Núcleo Recife. A publicação reúne artigos de opinião escritos ao longo do ano por pesquisadores do Observatório das Metrópoles e já veiculados pela Marco Zero Conteúdo e Brasil de Fato Pernambuco. A obra está disponível para download gratuito

A realização do Fórum Recife faz parte do projeto Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um outro futuro é possível, coordenado pelo Observatório das Metrópoles – um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), que trabalha de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional. Em Pernambuco, o Observatório tem como instituições integrantes os Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Ciências Geográficas da UFPE e a Fase Pernambuco.

Confira, abaixo, a programação completa do Fórum Recife do Observatório das Metrópoles nas Eleições: Um outro futuro é possível.

Das 9h às 9h30 - Acolhimento | Coffee Break

Das 9h30 às 10h - Abertura com Síntese Nacional por Luiz César de Queiroz Ribeiro; e Síntese Local por Fabiano Diniz

Das 10h às 11h50 - Apresentação das Sessões Temáticas
Governança e Participação: Socorro Leite (Habitat para a Humanidade Brasil)
Segregação e Mobilidade: Barbara Barbosa (Ameciclo)
Moradia: Adriano Jesus (PREZEIS)
Transição ecológica e Saneamento: Alexandre Ramos (Associação Águas do Nordeste)
Ocupe Estelita +10: Luana Varejão (MOE)

Das 11h50 às 12h30 – Debate

Das 12h30 às 13h - Lançamento do Caderno de Propostas e encerramento

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter