Logo Folha de Pernambuco

Evento gratuito

UFPE realiza debates sobre mobilidade urbana para todo o público, nesta terça-feira (10)

O evento é gratuito e promoverá a Semana da Mobilidade através de debates específicos sobre o assunto

Mobilidade urbanaMobilidade urbana - Foto: Paulo Maciel/Grande Recife Consórcio de Transporte

Em alusão à Semana da Mobilidade, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza debate sobre mobilidade urbana nesta terça-feira (10). O evento é aberto ao público em geral e aos estudantes da instituição e ocorre no miniauditório do Centro de Artes e Comunicação (CAC), das 10h às 13h.

A mesa-redonda vai abordar o tema “Os diversos sistemas de mobilidade no Recife: que caminhos traçar para uma mobilidade urbana mais sustentável e humana no Recife?” e irá compor a Semana da Mobilidade, juntamente com a Semana Nacional de Trânsito.

Dividida em dois blocos, inicialmente, a programação aborda Planejamento e Institucional, e, no segundo momento, dará foco à Organização Civil.

O mediador do debate será o professor da UFPE Leonardo Meira, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (Deciv). A abertura de 30 minutos será com a professora Yara Baiardi, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU/UFPE). 

O planejamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI) de transporte será apresentado pelo engenheiro Civil da UFPE Oswaldo Lima Neto, às 10h30. De 10h50, o representante da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) Arthur Vasconcelos, discutirá o sistema de transporte sobre trilhos e seus desafios na cidade. Finalizando os temas do primeiro bloco, às 11h10, o representante do Governo Estadual Jonathan Valença falará sobre os desafios e a operação do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). 

O segundo bloco dará início às 11h30 com o ativista pedonal Francisco Cunha, que irá abordar a importância das caminhadas como prática de mobilidade urbana e a forma como isso impacta na conscientização social. De 11h50 o representante da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) e cicloativista, Daniel Valença, vai falar sobre a função das bicicletas na mobilidade urbana sustentável. 

O penúltimo debate será com o representante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV),  Ivan Carlos Cunha, às 12h10. Ele falará sobre as ações do ONSV na promoção de uma mobilidade segura e eficaz. Por fim, encerrando os debates às 12h30, os convidados poderão debater livremente com o público e trocar ideias sobre os rumos da mobilidade no Recife. 

Para discutir os sistemas de mobilidade e as melhores formas de aperfeiçoar a mobilidade urbana e o transporte no Recife, o evento reunirá especialistas, representantes da sociedade civil, cicloativistas e gestores públicos. A partir disso, esperam gerar um pensamento coletivo sobre formas sustentáveis, humanizadas e eficazes para a mobilidade na cidade. 

O evento foi idealizado com o objetivo de educar a população sobre mobilidade e incentivar a discussão pública sobre as dificuldades enfrentadas no deslocamento urbano. Para isso, a mesa-redonda vai aprofundar e ampliar conceitos referentes à mobilidade urbana, enquanto contribui para que a cidade seja mais sustentável.

Veja também

Festa do Morro: Polícia Militar inicia operação de segurança para festividade
SEGURANÇA

Festa do Morro: Polícia Militar inicia operação de segurança para festividade

Nova ferramenta de alerta para temporais será testada no Rio Grande do Sul
TEMPORAIS

Nova ferramenta de alerta para temporais será testada no Rio Grande do Sul

Newsletter