Mês da Consciência Negra

UFPE sedia Semana da Consciência Negra; programação conta com debates, cursos e lançamento de livros

Evento ocorre nos dias 16 e 17 de novembro Centro de Educação da UFPE

Campus da UFPE no RecifeCampus da UFPE no Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe, nos dias 16 e 17 de novembro, a Semana da Consciência Negra. O evento será realizado no Centro de Educação (CE), das 8h às 19h.

Com o tema “Múltiplas Identidades”, a iniciativa é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (Gepar) da UFPE.  As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 14 de novembro por meio de formulário on-line

A programação inclui mesas-redondas, cine debates, relatos e comunicação oral, curso de afroempreendedorismo, leitura mediada, entre outras ações. Também estão previstos lançamentos de livros e intervenções artísticas.

Uma das obras lançadas no evento é o “Dança Nagô: herança ancestral e resistência matriarcal do Balé Nagô Ajô, corpo que dança Afoxé Oyá Alaxé”, de autoria de Hellayne Viana. O lançamento acontece na sexta-feira (17), das 14h às 18h, no Anfiteatro Iracema Pires. 

Segundo os organizadores, a  Semana da Consciência Negra busca trazer reflexões sobre temas usualmente esquecidos. Durante os dois dias de evento, o hall externo do Centro de Educação da UFPE também receberá a Feira Umba dos Pretos Negócios.

Confira a programação completa disponibilizada pelo evento. Mais informações podem ser obtidas na página do Gepar no Instagram.

Veja também

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza
Guerra

Líder do Hamas diz que grupo está preparado para "uma longa guerra de atrito" com Israel em Gaza

Newsletter