UFRPE apresenta Novo Plano de Funcionamento para consulta pública
Para graduação, o documento prevê o retorno das atividades do calendário letivo de 2020, em formato híbrido, no dia 5 de abril
Com o objetivo de retomada no ano de 2021, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) disponibiliza, até 1º de março, para consulta pública, a Minuta do Novo Plano de Funcionamento na Pandemia.
Para o ensino de graduação, o documento prevê o retorno das atividades do calendário letivo de 2020, em formato híbrido, no dia 5 de abril, e apresenta três propostas de calendário para escolha da comunidade universitária, por meio de formulário.
As propostas tratam de semestres com 15 semanas; 15 semanas com interrupção de férias e janeiro de 2022; e 17 semanas, no caso da terceira opção. Todas preveem o início do calendário de 2021 em janeiro de 2022.
Cada curso poderá apresentar sua dinâmica, com a orientação das metodologias do ensino híbrido, com foco nas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) e momentos presenciais no caso de aulas práticas essenciais à formação do(a)s estudantes.
Leia também
• Mesmo sem energia elétrica, eleitores votam na UFRPE
• IFPE e UFRPE retomam atividades com aulas remotas nesta segunda-feira
• Startup da UFRPE monta computadores para alunos em vulnerabilidade; saiba como doar
O documento propositivo contém informações a respeito do funcionamento da UFRPE a partir dos seguintes eixos norteadores: Ensino de Graduação; Ensino de Pós-Graduação; Pesquisa; Internacionalização; Extensão e Cultura; Assistência Estudantil; Gestão de Pessoas; Logística e Infraestrutura; e Valorização da vida, direitos humanos, diversidades e enfrentamento às desigualdades.
Após a consulta pública, será realizada nova sistematização do documento, com a incorporação das sugestões viáveis apresentadas, e o documento final será apresentado aos Conselhos Superiores da UFRPE no próximo dia 12 de março, quando poderá ser aprovado.
O documento é fruto da produção de Grupos de Trabalho formados por docentes, discentes e técnico(a)s-administrativo(a)s de todos os setores e unidades da Instituição, além de representantes da Universidade Federal do Agreste Pernambuco (Ufape).