Logo Folha de Pernambuco

tailândia

Última gorila em cativeiro na Tailândia tem poucas chances de liberdade

Há anos, defensores dos animais, incluindo celebridades como a cantora Cher e a atriz Gillian Anderson, lutam pela primata

Última gorila em cativeiro na Tailândia tem poucas chances de liberdadeÚltima gorila em cativeiro na Tailândia tem poucas chances de liberdade - Foto: Mana Vatsyayana / AFP

O destino da última gorila em cativeiro da Tailândia, Bua Noi, que está em exibição em um shopping de Bangcoc há três décadas, continua gerando polêmica no reino, onde a causa dos ativistas dos direitos dos animais enfrenta os interesses turísticos.

"Libertem Bua Noi!", diz uma pichação nas paredes do edifício que alberga um shopping e em dois andares do zoo de Pata.

Há anos, defensores dos animais, incluindo celebridades como a cantora Cher e a atriz Gillian Anderson, lutam pela primata. "Bua Noi" significa pequeno lótus em tailandês.

A gorila tem mais de 30 anos e é a última representante de sua espécie em cativeiro na Tailândia, país onde sua espécie não é nativa.

O animal "sofre uma angústia psicológica extrema", diz a ONG PETA.

"Ela precisa estar com sua família, ou, pelo menos, ao ar livre, com a possibilidade de ver as coisas, cheirar a natureza, ver os pássaros voarem", disse à AFP o fundador do grupo de defesa ambiental Wildlife Friends Foundation Thailand, Edwin Wiek.

Na Tailândia, as autoridades aprovaram leis para proteger as espécies nativas, mas elas não se aplicam a instalações privadas como o zoológico onde Bua Noi é mantida.

O zoológico solicitou a renovação de sua licença de operação, informou o diretor da entidade que supervisiona a conservação da vida selvagem, Padej Laithong.

Nos finais de semana, as famílias continuam visitando o estabelecimento, onde Bua Noi compartilha as instalações com um orangotango, além de vários papagaios e cabras.

Procurada pela AFP, a direção do estabelecimento não quis comentar o caso, apenas divulgando um comunicado, no qual denunciou os ataques procedentes do exterior.

Veja também

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos
Suspeitas

Barco chinês que zarpou da Rússia está no centro das suspeitas sobre corte de dois cabos submarinos

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe
fraude

Anatel apura fraude na obtenção de celular usado para planejar golpe

Newsletter