Saúde

Ultraprocessados: como substituir por alimentos equivalentes mais saudáveis? Veja lista

Especialistas apontam para os fatores de risco dos alimentos altamente industrializados e sugerem opções aos brasileiros na hora de fazer as compras

Cuscuz, granola e iogurte natural são algumas das opções para fugir dos ultraprocessados Cuscuz, granola e iogurte natural são algumas das opções para fugir dos ultraprocessados  - Foto: Freepik

Um produto comum de ser encontrado nas prateleiras dos mercados, os ultraprocessados apresentam um grande risco à saúde humana. Segundo o estudo feito por pesquisadores brasileiros, publicado na revista científica American Journal of Preventive Medicine, são relacionadas diretamente à eles cerca de 57 mil mortes prematuras — na faixa de idade entre os 30 e 69 anos. Ainda que sejam fáceis de encontrar, esses produtos também são fáceis de serem substituídos.

Os ultraprocessados são, de acordo com a definição encontrada na edição mais recente do Guia Alimentar para a População Brasileira, formulações industriais derivadas, sintetizadas em laboratório ou extraídas de alimentos.

A edição mais recente do Guia Alimentar para a População Brasileira, organizado pelo Ministério da Saúde, define uma dieta balanceada aquela na qual prevalece as comidas naturais.

A nutricionista Priscilla Primi Hardt, especialista em doenças nutricionais pela Universidade de São Paulo (USP), aponta que o problema da alimentação com esses produtos é a longo prazo. Então, sua mudança na rotina pode ser feita aos poucos, na inserção correta de outras opções.

— É importante fazer um consumo desses alimentos muito esporádico. Mas de preferência, não consumi-los — explica Priscilla.

As alternativas
Biscoitos caseiros ao invés de biscoitos recheados ou salgadinhos

Suco de frutas ou mate ao invés de refrigerante

Iogurte natural ao invés de iogurte com sabor

Granola caseira, aveia em flocos ou tapioca ao invés de cereais matinais

Tapioca, cuscuz e pães caseiros ao invés de pão de forma

Para além das escolhas do que colocar no carrinho, Priscilla também sugere colocar a mão na massa. Ao inserir na rotina a preparação das próprias refeições ajuda no processo de evitar os ultraprocessados. Essa troca por ingredientes mais orgânicos pode ir se tornar mais natural para quem participa de todo o processo, da escolha de cada alimento ao prato final.

— Ao invés de comprar uma lasanha pré-pronta de forno, você pode, por exemplo, cozinhar a massa, preparar um molho fresco de tomate — pontua.

Veja também

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção
EUA

Soldado dos EUA que entrou na Coreia do Norte se declara culpado de deserção

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 
Maduro

Maduro pede a membros do governo que não aceitem eletrônicos de presente de Natal após ataques 

Newsletter