Logo Folha de Pernambuco

Máfia

Um dos chefes da máfia calabresa é preso na Itália

Pasquale Bonavota fugiu após ser condenado por um tribunal à prisão perpétua por dois assassinatos cometidos em 2004 e 2014

Pasquale Bonavota, de 49 anos, estava foragido desde novembro de 2018 e foi acusado de assassinato e associação com a máfia por juízes na Calábria.Pasquale Bonavota, de 49 anos, estava foragido desde novembro de 2018 e foi acusado de assassinato e associação com a máfia por juízes na Calábria. - Foto: Reprodução/Twitter

Um dos líderes da temida máfia calabresa 'Ndrangheta, Pasquale Bonavota, foi preso nesta quinta-feira (27), anunciaram fontes policiais.

Bonavota, de 49 anos, foragido desde novembro de 2018 e acusado de assassinato e associação com a máfia por juízes na Calábria, sul da Itália, foi preso na cidade portuária de Gênova (norte), informou a força Carabinieri em nota.

O 'capo' do clã Bonavota, junto com dois irmãos, estava prestes a entrar em uma igreja quando foi detido pela polícia, com quem se identificou com documentos falsos.

O clã, com base logística na província calabresa de Vibo Valentia, se dedicava à lavagem de dinheiro, além do tráfico de drogas, por meio de investimentos em criptomoedas e operava em Roma e nas regiões do norte, Piemonte e Ligúria.

A 'Ndrangheta, considerada a máfia mais rica e poderosa da Itália, controla a entrada de cocaína na Europa.

Presente em mais de 40 países, o grupo se expandiu e agora usa empresas e 'laranjas' para investir lucros ilegais na economia formal.

Pasquale Bonavota fugiu após ser condenado por um tribunal à prisão perpétua por dois assassinatos cometidos em 2004 e 2014. A sentença havia sido anulada em 2021 pelo tribunal de apelações, enquanto ele estava foragido.

A prisão do mafioso ocorre três meses após a detenção do líder da máfia siciliana Matteo Messina Denaro, que estava foragido há 30 anos.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter