Logo Folha de Pernambuco

América do Sul

Um policial e onze detentos morrem em intervenção em prisão no Paraguai

Penitenciária fica na capital do país, Assunção

Bandeira do ParaguaiBandeira do Paraguai - Foto: Freepik

Um policial e onze detentos morreram durante uma intervenção militar e policial na penitenciária de Tacambú, em Assunção, informaram autoridades paraguaias nesta segunda-feira (18).

Segundo a polícia, a operação, que tinha como objetivo transferir um traficante de drogas que chefiava o presídio, deixou ainda 36 agentes e 24 presos feridos a tiros.

"Com firmeza e determinação, realizamos uma operação histórica e sem precedentes com a finalidade de construir um país mais seguro para nossas famílias", declarou o presidente Santiago Peña a respeito da "Operação Veratio", uma ação surpresa que terminou com a captura e a transferência a outra prisão do narcotraficante Javier Rotela, que mantinha um setor do presídio sob seu controle.

O policial morto levou um tiro na cabeça. Outro agente foi internado em uma Unidade de Terapia Intensiva, após ser atingido na têmpora por um disparo, detalhou o chefe da operação, delegado Nimio Cardozo.

"Hoje, o Governo do Paraguai disse basta aos privilégios, à cumplicidade e ao descontrole; mais que nada a um modelo prisional que transformava as prisões em verdadeiras escolas do delito e do crime", destacou Peña.

Rotela foi capturado no setor conhecido como "La Jungla" (A Selva), inexpugnável sob seu domínio há vários anos, e transferido imediatamente ao presídio militar Viñascué, nos arredores da capital.

Outros 700 detentos, todos sem camisa e algemados, foram embarcados em ônibus do Exército e da Polícia para serem distribuídos provisoriamente em diferentes unidades militares, informou Cardozo.

Veja também

Newsletter