Logo Folha de Pernambuco

avalanche

Uma turista morre e dois são resgatados após avalanche na Argentina

Foi encontrado o corpo sem vida de uma pessoa estrangeira e outra pessoa com vida, com alguns hematomas, disse Secretário de Proteção ao Cidadão

Bandeira da ArgentinaBandeira da Argentina - Foto: El Caminante/Pixabay

Uma turista estrangeira morreu e dois argentinos foram resgatados após uma avalanche que ocorreu na tarde de quarta-feira na colina López, perto da cidade de Bariloche, na região da Patagônia, na Argentina, informou a agência de proteção civil local nesta quinta-feira (5).

"Foi encontrado o corpo sem vida de uma pessoa estrangeira e depois conseguimos localizar outra pessoa com vida, com alguns hematomas, mas sem maiores preocupações”, declarou à AFP Carlos Madjinca, Secretário de Proteção ao Cidadão de Bariloche, cidade localizada na província de Rio Negro e um dos principais destinos turísticos da Argentina.

A operação, que envolveu membros do comitê de socorro do Clube Andino, pessoal do Exército da montanha, Gendarmeria, guardas florestais do parque nacional e bombeiros, foi lançada depois da constatação de que as três pessoas não retornaram ao refúgio no horário programado e do registro de que uma avalanche havia ocorrido na área, explicou o funcionário.

Madjica não soube informar à AFP o lugar de origem da pessoa falecida. Segundo o jornal La Nación, era uma mulher escocesa de 27 anos.

Além disso, o funcionário explicou que havia uma terceira pessoa que permaneceu desaparecida até esta quinta-feira, mas depois a vítima conseguiu falar com a linha de emergência por telefone, o que tornou possível localizá-la e resgatá-la.

O chefe da comissão de auxílio do Clube Andino local, Nahuel Campitelli, informou que o homem resgatado nesta quinta-feira foi afetado pela "hipotermia e congelamento".

“É um milagre, o corpo dele ficou travado pelos esquis, ele conseguiu tirar o braço para usar o telefone, mas não conseguiu sair da neve porque seu corpo estava preso”, disse Campitelli ao canal de televisão TN.

Madjinca enfatizou que as duas pessoas resgatadas estão fora de perigo e informou que o corpo da falecida está no necrotério e que um processo judicial será aberto sobre o caso.

A comissão do Clube Andino disse que a principal hipótese é que as três pessoas estivessem praticando uma travessia em esqui quando a placa sobre a qual transitavam se soltou, provocando a avalanche.

Veja também

ELN mata quatro soldados na Colômbia em seu primeiro ataque após retomada das negociações
guerrilha

ELN mata quatro soldados na Colômbia em seu primeiro ataque após retomada das negociações

Milhares protestam na Bolívia para exigir soluções para a crise econômica
bolívia

Milhares protestam na Bolívia para exigir soluções para a crise econômica

Newsletter