senegal

Unesco retira o maior parque natural do Senegal da sua lista de patrimônio em perigo

Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco considerou os esforços encorajadores feitos pelo Senegal e a melhoria do estado de conservação do sítio natural

Unesco retirou o maior parque natural do Senegal, o Niokolo Koba, da lista do patrimônio mundial em perigoUnesco retirou o maior parque natural do Senegal, o Niokolo Koba, da lista do patrimônio mundial em perigo - Foto: X/Reprodução

A Unesco retirou, nesta quarta-feira (24), o maior parque natural do Senegal, o Niokolo Koba, da lista do patrimônio mundial em perigo, após os "esforços encorajadores" feitos pelas autoridades para conservar esta reserva mundial da biosfera.

O Niokolo Koba, de 913 mil hectares e localizado no sudeste do país, foi declarado local em perigo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2007.

 

O parque abriga florestas de galeria, savanas e vida selvagem, como chimpanzés, leões, leopardos, elefantes e inúmeras aves e répteis.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reunido em Nova Délhi, "decidiu nesta quarta-feira retirar o Parque Nacional Niokolo Koba da lista do Patrimônio Mundial em Perigo, tendo em conta os esforços encorajadores feitos pelo [Senegal] e a melhoria do estado de conservação deste sítio natural", disse a agência da ONU em um comunicado.

O parque natural, inscrito na lista de patrimônio mundial da Unesco em 1981, enfrentou muitas ameaças nos últimos anos.

"O declínio da fauna, a caça furtiva, a extração de basalto e outras atividades humanas ameaçaram o seu valor universal excepcional e levaram o Comitê do Patrimônio Mundial" a inscrevê-lo na lista de locais ameaçados, afirmou a Unesco.

A decisão permitiu ao país lançar um ambicioso plano de ação com o apoio da Unesco e da comunidade internacional.

"Nos últimos sete anos, o plano resultou em uma melhoria do estado de conservação do parque", acrescentou.

A reunião da Unesco começou na capital indiana no domingo. A agência da ONU deve decidir quais locais já reconhecidos serão adicionados à lista de locais ameaçados e quais outros serão excluídos.

Veja também

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos
Colômbia

Chefe do ELN diz que diálogos na Colômbia podem seguir apesar de confrontos

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Newsletter