Logo Folha de Pernambuco

Unhas

Unha encravada: descubra como tratar e evitar o problema nos pés

Também conhecida como onicocriptose, a lesão no dedo do pé surge quando a borda da unha cresce e entra na pele

Alguns hábitos ajudam na prevenção da unha encravadaAlguns hábitos ajudam na prevenção da unha encravada - Foto: Divulgação

Você já sofreu com unha encravada? Também conhecida como onicocriptose, a lesão no dedo do pé surge quando a borda da unha cresce e entra na pele. O atrito forma uma barreira na extremidade lateral e pode causar dor, inflamação ou até infecção.

Na maioria dos casos, o desconforto ocorre no dedão e pode causar até dificuldades para caminhar. “A inflamação deixa o dedo inchado e vermelho. Há presença de pus quando evolui para um quadro infeccioso”, explica Cris Farias, podóloga e nail master do Cris Farias Beauty Spa.

Unhas cortadas de forma incorreta e sapatos inadequados, diz ela, são as causas mais comuns, mas traumas e fungos também contribuem para o aparecimento do problema.

Tratamento recomendado

O auxilio de um profissional é fundamental para remover o causador do incômodo. Por isso, não é recomendável tentar resolver o problema em casa. “O mais importante para a cura é retirar o pedaço de unha. Isso deve ser feito sempre por um podólogo, já que só o especialista está habilitado para usar o bisturi e realizar o procedimento de forma segura”, explica Cris.

A podóloga orienta procurar ajuda ainda no estágio inicial da inflamação porque quanto mais dor, mais difícil será o manuseio no local

Podóloga Cris Farias dá dicas de como evitar o problema | Foto: Divulgação

A podóloga orienta procurar ajuda ainda no estágio inicial da inflamação porque quanto mais dor, mais difícil será o manuseio no local. “O tratamento pode incluir antibióticos, pomadas colocação de algodão entre a unha e a borda lateral, além do uso de órteses. O dedo pode ser protegido durante o tratamento com curativo ou protetor de silicone. O ideal é usar calçados abertos para evitar o atrito até que o problema seja sanado”, orienta a profissional.

A evolução do quadro acontece de quatro a sete dias, mas é preciso paciência para que a unha cresça o suficiente e ultrapasse a região afetada. Em casos mais severos, em que o problema vira recorrente ou a melhora demora a acontecer, o indicado é uma cirurgia para abrir a região. Assim, a unha é obrigada a crescer corretamente.

Dicas para prevenir

- Corte a unha de forma reta, sempre respeitando a direção do crescimento

- Dispense sapatos apertados ou pontiagudos

- Evite traumas e impactos que causem ruptura com a batida

- Cuide sempre dos pés

Veja também

Newsletter