Logo Folha de Pernambuco

Solidariedade

União de projetos solidários leva música e comida para pessoas em situação de rua

O projeto Anjos da Noite, de Olinda, alimenta cerca de 250 pessoas, enquanto a Orquestra de Câmara do Alto da Mina toca música clássica

Orquestra de Câmara do Alto da Mina, de Olinda, tocando música clássica durante projeto Anjos da Noite, também de OlindaOrquestra de Câmara do Alto da Mina, de Olinda, tocando música clássica durante projeto Anjos da Noite, também de Olinda - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Todas as quartas-feiras, assim que o sino da Igreja Santa Cecília, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, toca religiosamente às 18h, uma fila de pessoas em situação de rua começa a se formar para receber a ajuda fornecida pelo projeto Anjos da Noite, de Olinda, em parceria com a Orquestra de Câmara do Alto da Mina (Ocam), também de Olinda.

Tudo no projeto é feito por meio de ajuda, de todos os tipos, não só a financeira, dos chamados "anjos", modo que Conceição Rodrigues, fundadora e presidente do Anjos da Noite, carinhosamente se refere aos colaboradores.

"Nós, do Anjos da Noite, estamos aqui de domingo a domingo. De segunda a sábado, sempre às 18h30, com um jantar, e aos domingos, com um almoço, às 11h30", detalha. "Não paramos um dia sequer, nem na chuva e nem nos feriados", complementa.

Conexões

Todos os dias o Anjos da Noite recebe a colaboração de uma conexão diferente. E, às quartas, é o dia do Puglis e Amigos Projeto Solidário, que, além de contribuir com a refeição do dia, é o elo que une os Anjos à Orquestra do Alto da Mina, que toca música clássica enquanto as pessoas jantam.

Para Marisa Pugliesi, coordenadora do Puglis e Amigos, que sempre comparece na presença das filhas Camila e Manuela Pugliesi, quem vem receber um simples jantar acaba recebendo muito mais do que isso. "Enquanto estamos aqui, tentamos trazer não só a refeição de fato, mas proporcionar a alimentação da alma dessas pessoas. Torná-los visíveis, fazer com que eles se sintam importantes e levar alegria por meio da música", relata.

Doando o que pode, se doando como pode

Foi através de Marisa, sua vizinha, que a ginecologista Gisela Saunders se tornou uma das amigas solidárias do Puglis e passou a colaborar com o projeto das quartas-feiras. "Eu vinha sentindo a necessidade de me conectar com a minha espiritualidade. E recebi uma resposta divina muito clara. Desde a quaresma deste ano que contribuo como posso", diz. "E o que eu aprendi foi que todo mundo pode colaborar de alguma forma. Seja financeiramente, seja com um trabalho braçal ou seja com uma palavra de apoio para quem precisa", emendou Gisela.

Rede de parcerias

Desembargador do TRT6 e também coordenador do Puglis e Amigos, Eduardo Pugliesi conta que o elo com a Orquestra vai além desse momento. "A Orquestra do Alto da Mina é uma verdadeira parceira do TRT6. Além daqui, da colaboração com o Anjos da Noite, eles também tocam nos eventos do tribunal. Muitos dos jovens instrumentistas integram também a rede do programa de jovens aprendizes do TRT6", pontuou Eduardo.

O TRT6 tem um termo de cooperação assinado com a Orquestra desde 2017. Desde então, desenvolve ações para beneficiar os jovens músicos

A orquestra

Sob o comando do maestro Israel de França, cerca 13 jovens, de um total de 50 da orquestra, tocaram músicas que vão desde o alemão Bach até o pernambucano Luiz Gonzaga.

"É um momento muito importante para nós. Porque sabemos que estamos ajudando de uma forma única, que toca na alma, que inspira e que emociona", comentou o maestro. Os jovens da Ocam, que têm idade entre 7 e 17 anos, ensaiam todos os dias, das 14h às 17h, em Bultrins, Olinda.

Veja também

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos
TECNOLOGIA

Cientistas desenvolvem tecnologia que transforma calor do corpo em energia para eletrônicos

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife
TRÂNSITO

Mulher é atropelada por moto na Avenida Guararapes, no Centro do Recife

Newsletter