União Europeia anuncia participação em mecanismo de acesso a vacinas de Covid-19 da OMS
A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira sua participação no mecanismo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para facilitar o acesso de países pobres à vacina contra o coronavírus com 400 milhões de euros (477 milhões de dólares) em garantias.
Em 18 de agosto, a OMS enviou uma carta aos 194 países membros com o pedido de adesão até 31 de agosto ao dispositivo chamado COVAX, destinado a fornecer acesso mundial à vacina contra a Covid-19. O objetivo é estimular os laboratórios a fabricar quantidades suficientes de vacinas e garantir sua disponibilidade para os países em desenvolvimento.
Leia também
• Butantan vai exportar vacinas contra a gripe para países asiáticos
• Indústria que testar vacina no Brasil deve promover produção local, prevê projeto
• Fiocruz e Anvisa definem produção da vacina contra a Covid-19
"A Comissão anuncia uma contribuição de 400 milhões de euros ao COVAX para colaborar na aquisição de futuras vacinas destinadas aos países de renda baixa e média", anunciou a presidente do Executivo comunitário, Ursula von der Leyen.
De modo paralelo, a Comissão assinou na quinta-feira, em nome dos 27 países do bloco, um primeiro contrato com o laboratório farmacêutico britânico AstraZeneca para permitir a compra de uma vacina anticoronavírus. Além disso, Bruxelas continua negociando com outros laboratórios para alcançar acordos similares que permitem garantir milhões de doses de eventuais vacinas para os países membros, assim como para os países menos desenvolvidos.