Comunicação

União Europeia proíbe canais estatais russos RT e Sputnik

Serão proibidos os conteúdos nas redes de televisão e na internet dentro do território da UE

Todo o conteúdo dos canais serão proibidos nos países da União Europeia Todo o conteúdo dos canais serão proibidos nos países da União Europeia  - Foto: Reprodução Sputnik

Os 27 países da União Europeia (UE) decidiram, nesta terça-feira (1º), proibir a transmissão dos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik. Também autorizaram a exclusão de "alguns bancos russos" do sistema de mensagens interbancárias Swift.

Serão proibidos os conteúdos da agência Sputnik, assim como a transmissão em inglês, alemão, francês e espanhol do Russia Today (RT) nas redes de televisão e na internet dentro do território da UE.

"Vamos proibir a máquina midiática do Kremlin", declarou no domingo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Os representantes dos Estados-membros também concordaram em barrar a participação de europeus em projetos que contam com financiamento do fundo soberano russo RDIF, como resposta à invasão russa da Ucrânia, disse a presidência francesa da UE no Twitter.

Esta leva de sanções contra a Rússia entrará em vigor na quarta-feira após sua publicação no Diário Oficial da UE, que especificará os nomes dos bancos afetados.

Os aliados ocidentais haviam anunciado no sábado a intenção de excluir os bancos russos do Swift para reforçar "o isolamento" da Rússia.

A sanção é considerada uma "arma atômica" financeira: o sistema facilita operações como o trânsito de ordens de pagamento e ordens de transferência de fundos entre bancos.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter