União Europeia proíbe canais estatais russos RT e Sputnik
Serão proibidos os conteúdos nas redes de televisão e na internet dentro do território da UE
Os 27 países da União Europeia (UE) decidiram, nesta terça-feira (1º), proibir a transmissão dos meios de comunicação estatais russos RT e Sputnik. Também autorizaram a exclusão de "alguns bancos russos" do sistema de mensagens interbancárias Swift.
Serão proibidos os conteúdos da agência Sputnik, assim como a transmissão em inglês, alemão, francês e espanhol do Russia Today (RT) nas redes de televisão e na internet dentro do território da UE.
"Vamos proibir a máquina midiática do Kremlin", declarou no domingo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Os representantes dos Estados-membros também concordaram em barrar a participação de europeus em projetos que contam com financiamento do fundo soberano russo RDIF, como resposta à invasão russa da Ucrânia, disse a presidência francesa da UE no Twitter.
Esta leva de sanções contra a Rússia entrará em vigor na quarta-feira após sua publicação no Diário Oficial da UE, que especificará os nomes dos bancos afetados.
Leia também
• ONU está no centro de acusações de espionagem dos EUA contra Rússia
• Apple suspendeu a venda de produtos na Rússia, como reação à invasão da Ucrânia
• Museu de cera de Paris retira estátua de Putin de seu acervo em protesto à guerra
Os aliados ocidentais haviam anunciado no sábado a intenção de excluir os bancos russos do Swift para reforçar "o isolamento" da Rússia.
A sanção é considerada uma "arma atômica" financeira: o sistema facilita operações como o trânsito de ordens de pagamento e ordens de transferência de fundos entre bancos.