Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

União Europeia envía representante à Siria para dialogar com novos governantes

A queda do governo de Bashar al-Assad, após uma ofensiva relâmpago do HTS, deixou os governos ocidentais diante da necessidade de estabelecer algum tipo de interlocução

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja KallasA chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas - Foto: Roslan Rahman/AFP

A União Europeia (UE) decidiu enviar um alto representante à Síria para manter contato com os novos governantes do país, anunciou nesta segunda-feira (16) a chefe da diplomacia do bloco, Kaja Kallas.

"Nosso principal diplomata na Síria viajará hoje a Damasco. Teremos contatos lá", declarou Kallas, antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do bloco.

O gesto da UE foi anunciado depois que Estados Unidos e Reino Unido revelaram os primeiros contatos com as autoridades sírias, do grupo rebelde islamista radical Hayat Tahrir al Sham (HTS).

A queda do governo de Bashar al-Assad, após uma ofensiva relâmpago do HTS, deixou os governos ocidentais diante da necessidade de estabelecer algum tipo de interlocução.

A dificuldade está no fato de que o HTS é alvo de sanções internacionais, porque o grupo tem origem na rede Al-Qaeda.

"Não podemos deixar um vácuo", argumentou Kallas nesta segunda-feira.

O representante da UE para a Síria se estabeleceu temporariamente no Líbano, diante do avanço do HTS, mas agora retornará a Damasco para estabelecer contato com as novas autoridades.

Veja também

Medicamento que faz crescer dentes perdidos entra em testes no Japão
SAÚDE

Medicamento que faz crescer dentes perdidos entra em testes no Japão

Equipes de emergência lutam contra o tempo para socorrer arquipélago francês devastado por ciclone
FRANÇA

Equipes de emergência lutam contra o tempo para socorrer arquipélago francês devastado por ciclone

Newsletter