União Europeia envía representante à Siria para dialogar com novos governantes
A queda do governo de Bashar al-Assad, após uma ofensiva relâmpago do HTS, deixou os governos ocidentais diante da necessidade de estabelecer algum tipo de interlocução
A União Europeia (UE) decidiu enviar um alto representante à Síria para manter contato com os novos governantes do país, anunciou nesta segunda-feira (16) a chefe da diplomacia do bloco, Kaja Kallas.
"Nosso principal diplomata na Síria viajará hoje a Damasco. Teremos contatos lá", declarou Kallas, antes de uma reunião de ministros das Relações Exteriores do bloco.
O gesto da UE foi anunciado depois que Estados Unidos e Reino Unido revelaram os primeiros contatos com as autoridades sírias, do grupo rebelde islamista radical Hayat Tahrir al Sham (HTS).
Leia também
• Taiwan recebe primeiro lote de tanques americanos Abrams
• Navio militar americano atraca no Camboja, perto de base reformada pela China
• Prefeito de cidade no centro-norte do México é assassinado a tiros
A queda do governo de Bashar al-Assad, após uma ofensiva relâmpago do HTS, deixou os governos ocidentais diante da necessidade de estabelecer algum tipo de interlocução.
A dificuldade está no fato de que o HTS é alvo de sanções internacionais, porque o grupo tem origem na rede Al-Qaeda.
"Não podemos deixar um vácuo", argumentou Kallas nesta segunda-feira.
O representante da UE para a Síria se estabeleceu temporariamente no Líbano, diante do avanço do HTS, mas agora retornará a Damasco para estabelecer contato com as novas autoridades.