RECIFE

Unicef e Prefeitura do Recife reconhecem unidades amigas da Primeira Infância

Nove unidades foram escolhidas para reconhecimento

Unicef e PCR reconhecem 9 unidades amigas da primeira infânciaUnicef e PCR reconhecem 9 unidades amigas da primeira infância - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Seis centros de saúde e três centros de educação receberam o certificado das Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), que foi oferecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela Prefeitura do Recife. São eles:

Educação
CMEI Alcides Restelli Tedesco (Madalena)
CMEI 8 de Março (Ibura)
CMEI Mércia Maria Bezerra Costa (Vasco da Gama)

Saúde
US 226 - USF Chão de Estrelas (Peixinhos)
US 274 - Tia Regina (Água Fria)
US 302 - USF Byron Sarinho (Água Fria)
US 312 - USF Vila do Sesi (Ibura de Baixo)
US 154 - USF Upinha Dia Rio da Prata (Ibura)
US 373 - USF Cidade Operária (Jardim Jordão)

A cerimônia aconteceu no Compaz Miguel Arraes, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, na manhã desta terça-feira (1). Essa iniciativa reconhece unidades municipais que se destacaram no atendimento a crianças de zero a 6 anos e as famílias delas.

No começo do encontro, alunos dos três centros educacionais escolhidos fizeram uma apresentação de coreografia musical com a canção Herdeiros do Futuro, que incentiva o cuidado com o meio ambiente. Estiveram presentes na iniciativa a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), o secretário de Educação, Fred Amancio, a Oficial de Desenvolvimento Infantil da UNICEF, Maíra Souza, a secretária-executiva de Saúde, Juliana Martins, a Coordenadora da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Criança, Lélia Moreira, e a superintendente Estadual dos Correios em Pernambuco, Deyse Ferraz.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT) (foto abaixo), exalta o trabalho conjunto das secretarias de Saúde e Educação junto ao UNICEF em busca do reconhecimento feito hoje.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT)

"Foi um trabalho feito a muitas mãos. A partir do Comitê Científico nessa pauta da Primeira Infância, a gente escolheu, então, as unidades iniciais para começar e hoje estas estão sendo aqui certificadas. O nosso desejo é de ampliar isso e levar para outras unidades, porque a pauta da Primeira Infância não pode ser restrita a determinadas áreas ou unidades. O nosso desejo é expandir isso para todas as redes da cidade do Recife", declarou.

De acordo com o secretário de Educação, Fred Amancio (foto abaixo), o clima é de alegria para a pasta pelo reconhecimento. Ele explica que a Educação precisou se aliar ainda mais à outras secretarias, como Saúde e Assistência à Primeira Infância. Segundo ele, essa união permite a abertura de diversas possibilidades.

Fred Amancio, secretário de Educação

"Eu estou muito contente com essa parceria com o UNICEF. Foi o primeiro ciclo aqui no Recife. A gente espera poder fazer outras etapas aqui na nossa cidade. Essa parceria traz uma grande novidade, que é a possibilidade de podermos trabalhar com indicadores e, assim analisar as melhorias na qualidade do trabalho que é desenvolvido para a Primeira Infância", explicou.

Diálogo com o usuário

Segundo a Coordenadora da Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Criança, Lélia Moreira, o trabalho para seleção dessas unidades que foram certificadas nesta terça durou um ano e seis meses e esse trabalho só aumenta a proximidade aos profissionais, discutindo soluções para o cotidiano.

"Com essa aproximação, a gente tem um olhar diferenciado em relação ao dia a dia, aos desafios e as possibilidades. A partir desses indicadores a gente passa a traçar metas de atuação. Durante esses 18 meses, a gente viu que muitas das equipes atuavam de uma maneira tão harmoniosa que, muitas vezes, a infraestrutura da unidade pouco influenciava no processo de trabalho. Então a gente viu que o vínculo com as comunidades e o diálogo mais próximo dos trabalhadores com os usuários do serviço impacta muito mais do que qualquer investimento que a gente possa fazer com a estrutura", ponutou.

Oficial de Desenvolvimento Infantil da UNICEF, Maíra Souza acrescenta que o encontro que aconteceu no Compaz Miguel Arraes celebra esse fortalecimento de competências das UAPIs.

"As unidades participantes se engarajam e aderiram a iniciativa, e hoje foi reconhecido e valorizado o avanço delas em relação à promoção de serviços de qualidade, tanto na Educação Infantil quanto na Saúde aqui no Recife", finalizou.

Correios lança selo comemorativo

Também foi lançado, na oportunidade do evento, o selo comemorativo ao Dia Mundial da Amamentação, dos Correios. A data é comemorada hoje. O selo custa R$ 2,85 e foi impresso pela Casa da Moeda do Brasil. A superintendente Estadual dos Correios, Deyze Ferraz, falou sobre a importância do selo. Segundo ela, quando um selo postal é lançado, a estatal firma o compromisso com a causa homenageada. Este, que também é um meio de comunicação, começa a circular hoje.

“Hoje também é o dia do selo. Nesta data, unimos a comemoração ao dia da amamentação e juntamos duas causas importantes. É uma união simbólica. Reafirmamos o compromisso dos Correios em apoiar a causa da Primeira Infância”, disse durante o encontro.

Confira as fotos do selo

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter