Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Unicef quer adquirir mais de um bilhão de seringas para futuras vacinas contra Covid-19

O Unicef anunciou nesta segunda-feira que deseja armazenar um bilhão de seringas para vacinas até o fim de 2021

Vacinas contra a Covid-19 estão em fase de testesVacinas contra a Covid-19 estão em fase de testes - Foto: Ludovic Marin/AFP

O Unicef anunciou nesta segunda-feira que deseja armazenar um bilhão de seringas para vacinas até o fim de 2021, com o objetivo de lançar rapidamente campanhas em larga escala de imunização quando estiverem disponíveis as vacinas contra a covid-19.

"Vacinar o mundo contra a covid-19 será em breve uma das tarefas mais gigantescas na história da humanidade, e deveremos avançar tão rápido quanto as vacinas possam ser produzidas", disse Henrietta Fore, diretora geral do Fundo das Nações Unidas para a Infância, citada em um comunicado.

"Para poder seguir mais rápido no futuro, temos que seguir rápido agora e até o final do ano já teremos mais de 500 milhões de seringas posicionadas de antemão para que possam ser mobilizadas rapidamente e com um custo melhor", explicou Fore.

As 520 milhões de seringas que a entidade pretende estocar até ao final do ano "são suficientes dar a volta ao mundo uma vez e meia", acrescentou, para dar uma ideia da dimensão da tarefa.

 

Até o momento não há nenhuma vacina efetiva contra a covid-19, que matou mais de 1,1 milhão de pessoas no planeta desde o início da pandemia.

Quase 200 estão em diferentes fases de desenvolvimento e de testes. Uma dezena se encontra na última fase do processo, antes de uma avaliação e uma possível autorização das autoridades sanitárias, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os recursos necessários para as seringas, assim como para as cinco milhões de caixas necessárias para o descarte seguro das seringas usadas, procedem da Gavi, a Aliança para as Vacinas.

O Unicef, maior comprador de vacinas do mundo, é responsável por coordenar o abastecimento. Ao lado da OMS, o Fundo também começou a elaborar um mapa dos recursos existentes para garantir a continuidade da rede de resfriamento, pois as vacinas são sensíveis ao calor.

 

Veja também

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos
EUA

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos

Newsletter