Logo Folha de Pernambuco

CARNAVAL

Unindo blocos de diversas regiões de Pernambuco, Brincantes desfilam no Bairro do Recife

Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal compõem roteiro do desfile

O Homem da Meia-Noite foi último a desfilar no cortejo desta noiteO Homem da Meia-Noite foi último a desfilar no cortejo desta noite - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Nove blocos de Carnaval que exaltam a cultura popular de Pernambuco, e fazem parte da composição do "Brincantes", desfilam, na noite desta quinta-feira (1º), pelas ruas do Bairro do Recife. O roteiro é composto pela Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal. 

Apresentação do "Brincantes", em desfile no Bairro do Recife, nesta noite | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A jornalista e atual secretária de Cultura estadual, Cacau de Paula, marca presença no evento, assim como o secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho (Cidadania).

No “arrastão” colorido, estão, entre outros, representantes das cidades de Olinda, Recife, São Caetano e Buenos Aires.

Apresentação do "Brincantes", em desfile no Bairro do Recife, nesta noite | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Cada um dos nove blocos reúne, aproximadamente, 60 pessoas para a apresentação. A lista de participação é composta por: Boi da Macuca, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Caboclinhos Canindé, Afoxé Oyá Alaxé, O Homem da Meia-Noite, Batuques de Pernambuco, Cariri Olindense, Urso da Rua do Sapo e Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

A secretária Cacau de Paula esteve acompanhando o cortejo durante todo o trajeto, e entregou um certificado de participação para cada grupo. Ela vê o evento como um marco de pluralidade da cultura local.

"Isso aqui é um pouco de tudo o que a gente tem dentro da pluralidade de Pernambuco no Carnaval. Está começando fevereiro, que é tradicionalmente o mês do Carnaval. Reunir essas manifestações que temos é uma prioridade. Esse cortejo visa atrair a população nesse clima”, afirma.

Secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Sem detalhar os próximos passos, ela revelou que essa não será a única edição do "Brincantes" neste ano.

“Esse cortejo também vai acontecer em outros lugares de Pernambuco, e vamos dar mais detalhes sobre isso na semana que vem. Ele vai ‘rodar’, sempre mostrando a nossa diversidade”, diz.

Apresentação do "Brincantes", em desfile no Bairro do Recife, nesta noite | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Daniel Coelho também citou a expansão do evento para outras regiões de Pernambuco, e voltou a afirmar que "vai fazer o melhor Carnaval do Brasil".

Secretário de Turismo e Lazer Pernambuco, Daniel Coelho (Cidadania) | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

"A gente tem se esforçado bastante para valorizar a cultura popular pernambucana e os nossos artistas. Queremos que o interior venha pra cá, mas os cortejos também irão para o interior, para que quem esteja lá, viva o Carnaval do Recife Antigo e de Olinda, o Carnaval que fazemos aqui na Região Metropolitana. A gente vai fazer o melhor Carnaval do Brasil", projeta com otimismo. 

Presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba também se divertiu no cortejo. Ela exalta a pluralidade de culturas, mesmo que a nível estadual.

Presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

"Essa ação veio para poder potencializar, já que conta com atrações de Pernambuco todo. A nossa tradição e a nossa cultura são o que nos diferencia. Tem maracatu de Buenos Aires, caboclinhos de Goiana… é uma grande festa para abrir o nosso Carnaval", frisa.

Um dos coordenadores do Urso da Rua do Sapo, da cidade de São Caetano, Luiz Carlos da Silva celebrou a chance de desfilar no cortejo e fez uma comparação com outra característica do povo brasileiro: o futebol.

"Estamos a mil. Todos nós aqui estamos acelerados. Para nós, foi uma alegria muito grande sermos convidados. É como se tivéssemos jogando bola no Maracanã. A gente não pensa em outra coisa além do Carnaval. Quando acaba um, já estamos pensando no outro. É Carnaval o ano todo", exaltou.

"É como se tivéssemos jogando bola no Maracanã", afirma o coordenador Luiz Carlos da Silva | Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter