Logo Folha de Pernambuco

Educação

Unit vai centralizar atividades em novo campus no Recife

O Centro Universitário Tiradentes vai reunir todos os cursos que eram disponibilizados nas sedes Caxangá e Nossa Senhora do Carmo

Reitora do Grupo Tiradentes em Pernambuco, Vanessa Piasson, apresentou a proposta da instituiçãoReitora do Grupo Tiradentes em Pernambuco, Vanessa Piasson, apresentou a proposta da instituição - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Ampliando o investimento em Educação em Pernambuco, o Grupo Tiradentes vai centralizar suas atividades  em um novo campus no Estado, o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit). Localizado na Imbiribeira, bem próximo ao Geraldão, o espaço vai reunir todos os cursos que eram disponibilizados nas sedes Caxangá, na Várzea, e Nossa Senhora do Carmo, na Soledade, e poderá receber os alunos já em fevereiro de 2022.

O projeto busca aliar a tradição educacional do grupo, que tem forte atuação no Nordeste, com um novo método de ensino e aprendizagem, que surgiu a partir das transformações do período pandêmico. Reitora e representante do Grupo Tiradentes em Pernambuco, Vanessa Piasson explica que a proposta é muito mais do que apenas mudar de endereço. 

"Nosso objetivo com o novo campus é oferecer uma nova experiência acadêmica para os alunos, porque a gente entende que o ambiente universitário precisa ir além do conteúdo", pontuou Vanessa.

A centralização das equipes pedagógica e administrativa também é visto como uma vantagem, já que vai garantir mais celeridade na resolução de questões burocráticas com os alunos. "Com a proximidade dos diferentes cursos, será possível ainda implementar projetos multidisciplinares, capazes de atender demandas cotidianas entrelaçam as diferentes áreas", complementou.

Integração com o entorno

Todos os cursos contarão com centros especializados, que vão coordenar práticas estudantis e profissionais das respectivas áreas. Para os estudantes dos cursos de Saúde, será disponibilizado o Centro de Formação em Saúde e uma clínica-escola integrada, que terá a presença de pacientes reais e ações de aprendizagem individuais e com equipe diversa. Já os alunos de Tecnologia, contarão com o Centro de Formação em T.I. Os acadêmicos de Direito continuarão com o apoio do Núcleo de Práticas Jurídicas, com a abordagem de casos reais relevantes para o curso.

O novo campus contará ainda com o Centro de Informação e Apropriação Cultural, que será um espaço aberto ao público, com apresentações artísticas, contação de histórias, artesanato e biblioteca, além de salas de estudo e de aula.

Pensando nas demandas da comunidade, a Unit 360°, área exclusiva para extensão, visa aliar os estudos com a resolução de problemas reais na cidade e na vizinhança. As práticas serão ligadas à diversas instituições e órgãos da cidade, como a prefeitura do Recife. É um espaço totalmente coworking, com auditórios e salas, visando a participação de colaboradores, ONG’s e empresas.

Veja também

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame
CLERO

Papa visitará ilha francesa de Córsega após recusar convite para reabertura de Notre Dame

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Ministério da Saúde do Hamas anuncia novo balanço de 44.176 mortos em Gaza

Newsletter