Logo Folha de Pernambuco

Educação

Universidades federais oferecem curso sobre relações étnico-raciais

Serão 150 mil vagas em dez instituições de ensino superior

Formação tem ênfase na população negra.Formação tem ênfase na população negra. - Foto: UFPE/Divulgação

Destinado a profissionais da educação básica, o curso de extensão em Formação para Docência e Gestão para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola está com inscrições abertas até 5 de fevereiro.

Estão sendo oferecidas 150 mil vagas, mas cada uma das dez instituições de ensino superior participantes segue seu próprio calendário – algumas, inclusive, já encerraram a etapa de matrículas.

Nas universidades federais do Pará (UFPA) e do Tocantins (UFT), o prazo vai até 3 de fevereiro e, na do Recôncavo da Bahia (UFRB), até dia 5 do próximo mês.

No caso do Instituto Federal de Goiás (IFG), as candidaturas serão recebidas até que todas as vagas sejam preenchidas.

A formação tem ênfase na população negra. O curso é composto por quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática e Gestão Democrática para a Diversidade. 

A relação das instituições que oferecem o curso está disponível no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Com carga horária de 120 horas, as aulas terão início em março e serão ministradas em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

As aulas são divididas em quatro módulos: Panorama Étnico-Racial e Quilombola Brasileiro; Culturas e Territorialidades; Educação Antirracista na Prática, e Gestão Democrática para a Diversidade.

A iniciativa é fruto da cooperação entre a Capes e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC).

Veja também

Mil prisioneiros palestinos podem ser trocados por 33 reféns israelenses na primeira fase da trégua
GAZA

Mil prisioneiros palestinos podem ser trocados por 33 reféns israelenses na primeira fase da trégua

Retorno de Trump à Casa Branca ameaça fazer ressurgir as guerras comerciais
ESTADOS UNIDOS

Retorno de Trump à Casa Branca ameaça fazer ressurgir as guerras comerciais

Newsletter