Sem acesso ao resultado oficial, UPE adia matrículas de estudantes aprovados no Sisu 2025
Ingressantes na chamada regular devem realizar a matrícula entre os dias 29 a 31 de janeiro
A Universidade de Pernambuco (UPE) adiou o cronograma de matrícula dos estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por falta de acesso ao resultado oficial.
Os ingressantes na chamada regular devem realizar a matrícula entre os dias 29 a 31 de janeiro, das 8h às 13h. Ou seja, até esta sexta-feira.
Já os estudantes optantes de ações afirmativas por etnia, raça e pertencimento devem se matricular no dia 3 de fevereiro, das 8h às 13h.
O calendário de matrícula foi retificado após o atraso de um dia na divulgação dos resultados do Sisu, previsto, inicialmente, para o último dia 26, mas disponibilizado em 27 de janeiro.
Com isso, o cronograma de matrícula, previsto para o período de 27 a 31 de janeiro, sofreu alteração, foi adiado e ficará mais curto, de 29 a 31 de janeiro.
"As universidades estão sem acesso ao resultado oficial, via o sistema Sisu Gestão, até a publicação da presente retificação", justificou a instituição de ensino, em nota divulgada nesta terça-feira (28).
A UPE destaca que as demais datas permanecem inalteradas, conforme cronograma já publicado e disponível no site da instituição.
Leia também
• Universidades suspendem calendário de matrículas dos aprovados pelo Sisu por falta de dados do MEC
• Sisu 2025 tem 97% das vagas preenchidas em chamada regular
• Resultado do Sisu é divulgado em planilha do Excel e dificulta análise pelos candidatos
Confira calendário:
- 27 a 31 de janeiro: Adesão à lista de espera do Sisu;
- 29 a 31 de janeiro: Matrícula 1 dos ingressantes da chamada regular (exceto candidatos optantes de ações afirmativas por etnia, raça e pertencimento), das 8h às 13h;
- 3 de fevereiro: Matrícula 2 dos ingressantes da chamada regular (apenas optantes de ações afirmativas por etnia, raça e pertencimento), das 8h às 13h;
- 6 de fevereiro: Matrícula dos ingressantes optantes por ações afirmativas por etnia, raça e pertencimento após recurso da comissão de heteroidentificação, das 8h às 13h;
- 11 de fevereiro: Previsão de divulgação, pelo Inep, dos inscritos na lista de espera.
Universidades suspendem calendário de matrículas dos aprovados pelo Sisu
Segundo levantamento do O Globo, ao menos seis universidades estaduais e federais suspenderam o calendário das matrículas de estudantes aprovados no Sisu 2025.
As instituições informaram que ainda não receberam do Ministério da Educação (MEC) a lista oficial dos aprovados, o que inviabiliza a realização do cadastro dos estudantes. Entre as universidades que anunciaram a suspensão, estão:
- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio);
- Universidade Federal de Sergipe (UFS);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Universidade Estadual da Paraíba (UEPB);
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB).