UPE homenageia aprovados no SSA 3 2025, com destaque para primeiros colocados
Todos os tres primeiros colocados, tanto do Sistema Unversal do SSA 3 quanto pelas ações afirmativas, optaram pelo curso de medicina no Campus Santo Amaro
Nesta sexta-feira (17), a Universidade de Pernambuco (UPE) homenageou e deu as boas-vindas aos estudantes que alcançaram as primeiras colocações na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA 3), processo seletivo responsável pelo ingresso na instituição.
O receptivo, que aconteceu na Sala dos Conselhos da Reitoria, em Santo Amaro, na área central do Recife, foi conduzido pela reitora da UPE, Socorro Cavalcanti.
Leia também
• Sisu 2025: inscrições abrem nesta sexta-feira; saiba como fazer
• Pandemia ainda impacta educação no Brasil, aponta estudo
• UFPE disponibiliza painel com histórico de notas de corte do Sisu; veja como acessar
Além da reitora, também participaram da cerimônia o vice-reitor da UPE, José Roberto Cavalcanti; a diretora da faculdade de ciências médicas, Dione Maciel, e a professora da FCM e coordenadora do curso de medicina, Marianne Sabino.
Matrícula SSA 2025
A gestora da instituição ressaltou a importância da atenção dos estudantes ao processo de matrícula. Uma vez que o candidato, apesar da boa nota, pode ser desclassificado se não cumprir com todos os requisitos.
"Todos os estudantes devem ter muita atenção e ler cuidadosamente o edital de matrícula. Todos os documentos que lá estão colocados devem ser apresentados pelo estudante no dia e horário de matrícula contidos no edital. Para aqueles estudantes que optaram pelas ações afirmativas, é extremamente importante que também leiam o edital de heteroidentificação para que possam cumprir todas as exigências lá contidas e não venham a ser prejudicados no processo seletivo", alertou a reitora.
Sistema Universal
Dos primeiros colocados do SSA 3 2025, todos optaram pelo curso de medicina no Campus Santo Amaro, no Recife. Pelo sistema universal, a primeira colocada foi a estudante Marina Motta Coelho de Cerqueira Paes (18), que alcançou o primeiro lugar com nota 90,44.
A segunda colocada, por uma diferença de apenas 0,44 pontos, Giovanna Pernambuco Vieira, de 17 anos, que alcançou 90 pontos, celebrou a conquista:
“Foram três anos muito intensos, de muito estudo e muita dedicação mesmo. Mas, acredito que o mais importante para mim foi saber conciliar os estudos com a minha vida social. Ter esse equilíbrio foi muito importante para o meu desempenho. Estou muito feliz, só quero comemorar essa realização que é a colheita dos frutos de muitos anos de dedicação intensa".
Giovanna Pernambuco Vieira,17 anos, segundo lugar do Sistema Universal. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
Ações Afirmativas
Entre os aprovados pelas ações afirmativas, Bruna Oliveira Bezerra, também com 17 anos, primeira colocada com nota 81,18, também compartilhou a felicidade de ter sido aprovada no curso de medicina.
"Tem muito sentimento envolvido nessa aprovação, e muita dedicação também. Quando decidi realmente que queria fazer medicina, passei a dedicar meu ensino médio todo no seriado. Saber que deu certo e que valeu a pena não tem explicação, estou muito feliz. Eu vejo que é uma profissão muito linda, em tudo que envolve o cuidado com a outra pessoa. O quanto você precisa se doar", contou Bruna.
Por sua vez, Ângelo Henrique Bonfim, 17 anos, terceiro lugar das afirmativas, com nota 77,15, ressaltou a importância do apoio da família durante o processo, que exige tanto de jovens estudantes.
"Eu comecei a estudar no nono ano, e o que mais pesou foi o apoio dos meus pais. Acredito que isso é o mais importante o apoio da família, durante o colégio, o curso, estar todo mundo junto, isso é essencial porque é um processo muito difícil, na maioria das vezes. Eu fiquei sabendo do resultado hoje hoje de manhã, acorde. É um sonho que eu tenho desde pequeno, eu sempre gostei muito de ajudar as pessoas, e hoje acordei com essa notícia maravilhosa", afirmou Ângelo.
SSA 3 2025
Júlia Valença Araújo (18), terceira colocada do sistema universal, com 86,39, e José Henrique Nóbrega Albuquerque (19), segundo lugar das afirmativas, com 78,81, não puderam comparecer ao receptivo e participaram da cerimônia via videoconferência.
A lista completa dos 1.810 candidatos classificados foi divulgada nos sites oficiais da UPE e do Processo de Ingresso, permitindo acesso aos resultados ainda na manhã da sexta-feira.
A reitora encerrou o evento reafirmando o compromisso da UPE com a educação de excelência.
“A UPE tem como missão formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento econômico e social do nosso estado e do nosso país. Além disso, a universidade também tem um compromisso com a prestação de uma assistência qualificada ao estado de Pernambuco, através das unidades de educação e saúde, com os três hospitais universitários da UPE, que são referência em saúde.”, concluiu.