Logo Folha de Pernambuco

contrabando

Uruguai desarticula rede de contrabando de cigarros paraguaios provenientes do Brasil

Cerca de dois milhões de cigarros foram apreendidos durante as operações

Autoridades do Uruguai anunciaram nesta terça-feira (23) que desmantelaram uma rede de contrabando de cigarros paraguaios provenientes do BrasilAutoridades do Uruguai anunciaram nesta terça-feira (23) que desmantelaram uma rede de contrabando de cigarros paraguaios provenientes do Brasil - Foto: Divulgação/PF

Autoridades do Uruguai anunciaram nesta terça-feira (23) que desmantelaram uma rede de contrabando de cigarros paraguaios provenientes do Brasil, em uma operação que resultou na prisão de 11 uruguaios e na apreensão de bens no valor de aproximadamente 1,3 milhão de dólares (R$ 7,25 milhões).

A investigação, que começou há quase quatro meses, culminou em 17 de julho com oito operações de busca, quatro na cidade de Rivera, na fronteira com o Brasil, e o restante nos departamentos de Montevideo, Canelones e San José, no sul do Uruguai, conforme informou em coletiva de imprensa Luis Suárez, diretor do Grupo de Resposta e Inteligência Aduaneira (Gria), com apoio da Força Aérea e da Guarda Republicana.

Cerca de dois milhões de cigarros foram apreendidos durante as operações, principalmente das marcas 51 e Gift, além de oito veículos, cinco armas de fogo e dinheiro em espécie equivalente a 6,2 milhões de pesos uruguaios (cerca de R$ 835 mil), tanto em moeda nacional quanto em reais brasileiros e dólares americanos.

Dos 11 detidos, todos homens, oito já foram processados pela justiça uruguaia, sendo que quatro deles estão presos.

"Era uma organização muito bem estruturada, com uma logística significativa" e "atividades de contra-inteligência" para evitar ação policial, disse Suárez, destacando que entre os acusados estão dois ex-policiais expulsos por antecedentes criminais, incluindo um por tentativa de homicídio qualificado.

A gangue operava no Uruguai e no Brasil. Os cigarros eram estocados na cidade de Santana do Livramento, vizinha a Rivera, e depois transportados em veículos brasileiros com placas adulteradas até a região metropolitana da capital uruguaia, onde eram comercializados em feiras.

Veja também

Terremoto de magnitude 6,6 atinge Papua Nova Guiné
PAPUA NOVA GUINÉ

Terremoto de magnitude 6,6 atinge Papua Nova Guiné

Elon Musk é o integrante 'mais influente' da equipe de transição de Trump
ESTADOS UNIDOS

Elon Musk é o integrante 'mais influente' da equipe de transição de Trump

Newsletter