Logo Folha de Pernambuco

América Latina

Uruguai enfrenta escalada de casos de Covid-19 e suspende obrigação de ensino presencial

Presidente Lacalle Pou esclareceu que não foi decretado o fechamento das escolas, uma vez que, em centros de ensino, a porcentagem de contágios foi de 2,5%

Presidente do Uruguai, Luis Lacalle PouPresidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou - Foto: Susana Troude-Lescout/AFP

O Uruguai suspendeu, nesta quarta-feira (17), a obrigação do ensino presencial em todos os níveis escolares, devido à escalada dos casos de Covid-19, anunciou, na terça-feira (16), o presidente Luis Lacalle Pou, detalhando outras medidas para conter a propagação da doença.

"A partir de amanhã [quarta-feira], fica suspensa a obrigatoriedade de presença em todo o sistema educacional do país", informou Lacalle Pou, após uma reunião de gabinete para analisar a piora da crise de saúde.

O presidente esclareceu que não foi decretado o fechamento das escolas, uma vez que, em centros de ensino, a porcentagem de contágios foi de 2,5%.

Lacalle Pou citou outras medidas, como a redução da capacidade de meios de transporte, a suspensão dos esportes amadores e o fechamento de vestiários em clubes e academias.

O Uruguai se encontra na etapa de "transmissão comunitária intensa e sustentada do vírus Sars-CoV2", com uma média semanal de 1.200 casos diários, informou hoje o grupo de cientistas que assessora o governo. O presidente anunciou que está "no processo de conclusão da compra de mais 1.250.000 vacinas" CoronaVac, que chegariam em maio.

O laboratório chinês Sinovac já enviou ao país 192 mil doses, e outro 1,5 milhão chegou na terça-feira. A campanha de imunização inclui doses da vacina Pfizer, que realiza entregas semanais. Até agora, 215 mil pessoas receberam a primeira dose de uma das vacinas no Uruguai, o que equivale a 6% da população. 

Após passar a maior parte de 2020 sendo considerado um país modelo na América Latina, por seu controle bem-sucedido da pandemia, o Uruguai experimenta desde novembro um forte crescimento do número de casos. No último mês, bateu recordes de infecções diárias e pessoas internadas.

Com 3,4 milhões de habitantes, o Uruguai soma 73.770 casos e 725 mortos pela doença.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter