Logo Folha de Pernambuco

ELEIÇÕES VENEZUELA

Uruguai reconhece vitória da oposição nas eleições venezuelanas

Nicolás Maduro foi proclamado vencedor após uma contestada contagem de votos

Edmundo González Urrutia, candidato opositor à Presidência da Venezuela Edmundo González Urrutia, candidato opositor à Presidência da Venezuela  - Foto: Federico PARRA / AFP

O governo do Uruguai reconheceu nesta sexta-feira (2) a vitória de Edmundo González Urrutia nas eleições na Venezuela, das quais o presidente Nicolás Maduro foi proclamado vencedor após uma contestada contagem de votos.

"Em função da evidência contundente, fica claro para o Uruguai que Edmundo González Urrutia obteve a maioria dos votos nas eleições presidenciais da Venezuela. Esperamos que a vontade do povo venezuelano seja respeitada", escreveu o ministro das Relações Exteriores, Omar Paganini, na rede social X.

"‘A verdade é o caminho da paz’", acrescentou Paganini, a mesma frase publicada pouco antes no X por González Urrutia.

O presidente Luis Lacalle Pou, que esta semana voltou a classificar o governo de Maduro como "ditadura", repostou imediatamente a mensagem de Paganini.

Em declarações à imprensa na quarta-feira, o presidente uruguaio considerou que "a pressão internacional é extremamente importante para que a Venezuela recupere a democracia".

O Uruguai se une assim à Argentina, Estados Unidos e Peru, que também reconheceram González Urrutia como o legítimo vencedor das eleições.

A autoridade eleitoral venezuelana declarou Maduro vencedor com 51% dos votos. A oposição afirma ter cópias de mais de 80% das atas e que González Urrutia obteve 67% dos votos.

Veja também

Incêndio em casa de repouso no nordeste da Espanha deixa 10 mortos
EUROPA

Incêndio em casa de repouso no nordeste da Espanha deixa 10 mortos

Incêndio atinge fábrica de colchões em Olinda; não houve vítimas
GRANDE RECIFE

Incêndio atinge fábrica de colchões em Olinda; não houve vítimas

Newsletter